Olho Clínico: A visão de José Alexandre Silva sobre o Campeonato SABSEG

Ovarense, Estarreja e Fermentelos foram os principais vencedores da 32.ª jornada do Campeonato SABSEG, mesmo que não tenham resolvido de forma definitiva a sua situação. Os 'vareiros' tinham um desafio enorme na deslocação ao Sporting de Espinho e não só saíram incólumes, como ganharam com uma vitória esclarecedora por 2-4. Mantêm-se, por isso, isolados no segundo lugar e continuam, apenas e só, a depender de si próprios para conseguirem o apuramento para a Taça de Portugal da próxima época.

Na luta pela descida, Ricardinho foi o principal responsável pela reviravolta do Fermentelos em casa do Recreio (1-2), num dérbi aguedense que sorriu a quem mais precisava dos pontos para sobreviver. Já em Estarreja, a equipa da casa fez das tripas coração e levou de vencida o Esmoriz pela margem mínima (1-0), saindo dessa forma da 'linha de água' mesmo que o Alba tenha menos um jogo.

A duas jornadas do final do campeonato, o equilíbrio continua a ser a nota dominante da prova. Sem contar, obviamente, com o campeão, União de Lamas, que dominou a prova de forma inequívoca. Para o segundo lugar, a Ovarense recebe o Pampilhosa, num regresso sempre de destacar do mister Cajó a uma casa que já foi sua, enquanto o Paços de Brandão se desloca à casa do Mansores, que já há muito desceu de divisão.

Para fugir aos lugares de descida, são muitos os jogos a seguir. Para começar o Cesarense, que a duas jornadas do fim se “separou” do mister Porto e chamou, de emergência, o mister Torcato, contra quem joguei – há quase dez anos – num jogo para a Taça de Aveiro em Caldas de São Jorge. Sem emitir opinião sobre o assunto, é sempre estranha uma decisão destas, mas pode surtir algum efeito psicológico e ser importante na receção fulcral frente ao Espinho.

No entanto, tanto se vai jogar em Albergaria-a-Velha. Ou tudo, pelo menos para Alba e Estarreja. Vai ser, ali principalmente, um jogo discutido ao metro, decidido ao segundo, resolvido no pormenor. Frente a frente duas equipas que, curiosamente, vão disputar a final da Taça, mas que no campeonato fizeram um prova aquém do que seria expectável. Este domingo, quando entrarem em campo, sabem que são obrigadas a ganhar, mas também que não podem perder.

Quem pode aproveitar este 'combate' e sair por cima é o Fermentelos, que recebe um Bustelo mais tranquilo, mas que quererá, sem qualquer dúvida, deixar a sua situação resolvida já este domingo.

17 de Maio de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas