SC Espinho quer "desfrutar da competição" na fase de apuramento de campeão nacional de juvenis

Para além do CD Feirense, também o SC Espinho assegurou o apuramento para a fase decisiva do campeonato nacional de Sub-17. Rui Assunção, vice-presidente do clube para a área do futebol, e Paulo Campos, treinador do escalão, assumem-se satisfeitos pela conquista e encaram o contexto com otimismo, antevendo que todos poderão desfrutar da experiência.

"Para nós, é um feito. Há 44 anos atrás, num modelo completamente diferente, tivemos uma equipa de juniores a disputar o título. Agora, conseguimos esse mesmo feito, ainda que noutros moldes, nos Sub-17", começa por dizer o dirigente, em declarações à AFA TV, lembrando que "esta equipa já no ano passado ficou a apenas três pontos do acesso à fase de apuramento de campeão" e revelando que o objetivo para esta época foi mantido.

"O primeiro objetivo, em todos os nossos escalões, é a manutenção. Nós temos três escalões em campeonatos nacionais, dois na primeira divisão, os Sub-15 e Sub-17, e outro na segunda, que são os Sub-19. Essa era a meta em todos eles", explica, destacando que vários atletas "são da casa, começaram nos Traquinas e acompanham o SC Espinho desde pequenos".

O treinador, por seu lado, não esconde que pessoalmente o feito "é fantástico", já que "é a primeira vez, uma experiência nova". "Já estou há alguns anos nos campeonatos nacionais, mas nem eu nem a minha equipa técnica tínhamos ainda alcançado esta fase. É fantástico, uma experiência única e queremos desfrutar ao máximo", vinca, ciente de que "para o clube é algo histórico neste escalão de Sub-17 e é o culminar de várias tentativas que não têm sido concretizadas por um, dois ou três pontos".

Paulo Campos reforça que "o objetivo principal era a manuntenção, olhando às dificuldades em termos de instalações e recrutamento", meta já alcançada com o acesso à fase de apuramento de campeão.

"No clube não arranjamos desculpas para as dificuldades, tentamos antes encontrar soluções. Olhamos para o contexto como forma de motivação e de nos superarmos todos os dias, a cada treino e a cada jogo. As dificuldades só nos criam motivação para chegarmos a outros patamares e isso é ótimo", aponta o técnico, que pretende "continuar a potenciar os atletas individual e coletivamente, num contexto muito exigente, o que é ainda melhor porque é com estas dificuldades que eles vão conseguir evoluir".

"A nível classificativo, queremos fazer a melhor pontuação possível, mas, acima de tudo, desfrutar da competição", acrescenta, na mesma linha de Rui Assunção, que salienta que, "neste momento, há que desfrutar e pensar jogo a jogo".

"Não queremos colocar-nos num poleiro que pode não ser nosso. Claro que, na cabeça dos miúdos, quanto mais, melhor. Mas, enquanto clube, o que queremos é que eles desfrutem do que estão a viver. O que vier, vem. Sabemos que esta fase é muito mais difícil, porque vamos jogar contra os chamados grandes, mas estamos ao nível deles e, agora, é trabalhar e continuar a fazer o que temos feito", conclui o responsável pelo futebol do SC Espinho.

Fotografia: Direitos Reservados

16 de Dezembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas