1.ª Divisão Distrital: Descidas definidas, mas promoção da Zona Sul ainda em aberto

Entre despedidas amargas e sonhos prestes a concretizar-se, a 1.ª Divisão Distrital de Aveiro caminha para o seu desfecho.

Já são conhecidas as quatro equipas que não evitaram a descida à 2.ª Divisão Distrital: Mansores e Geração RD, da Zona Norte, e FC Pinheirense e GD Calvão, da Zona Sul, terminam a época nos lugares de despromoção.

Nota ainda para o Mansores, que atravessa uma fase desafiante. Após a descida da Divisão de Elite SABSEG na época passada, a equipa não conseguiu inverter a trajetória e irá disputar, na próxima temporada, a 2.ª Divisão Distrital.

Em contraste, o Cesarense e o São Roque, equipas da Zona Norte, já garantiram a subida à Divisão SABSEG e têm motivos para celebrar. O Cesarense, com uma época consistente e dominante, já tem garantido o 1.º lugar da série e prepara-se agora para disputar o título de campeão distrital, num duelo frente ao vencedor da Zona Sul, ainda por decidir.

E é precisamente na Zona Sul que todas as atenções se concentram neste fim de semana. Com apenas uma jornada por disputar, há três equipas ainda na luta pelas duas vagas de promoção: CD Estarreja (55 pontos), Fermentelos (54) e AD Valonguense (52). Tudo se decide este domingo, 11 de maio, às 17h, numa ronda que promete emoção até ao último apito.

O primeiro classificado desta série vai então medir forças com o FC Cesarense, num confronto único marcado para o próximo dia 18 de maio, onde será conhecido o novo campeão da 1.ª Divisão Distrital de Aveiro.

Fotografia

União Desportiva Mansores

 

8 de Maio de 2025