Juvenis do CD Feirense vão disputar a fase de apuramento de campeão nacional

Ainda falta uma jornada para terminar a primeira fase da 1.ª Divisão Nacional de Juvenis, mas o CD Feirense tem já garantido o apuramento para a disputa do título de campeão nacional do escalão. Os comandados de João Alves golearam a Académica (7-0) no último fim de semana e celebraram o acesso ao patamar decisivo da competição de Sub-17.

Para já, o percurso tem sido de claro sucesso, mas o cenário já se perspetivava há algumas semanas e era admitido pela própria estrutura do clube, que foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) com cinco estrelas, a nota máxima, no processo de Certificação de Entidades Formadoras. "Foi construído um plantel para disputar os três primeiros lugares, que dão acesso à luta pelo título de campeão, que simultaneamente garante o objetivo principal: a manutenção", revelou recentemente José Fernando Vieira, coordenador do clube para os escalões de sub-17 e sub-15, em declarações à AFA TV.

Na altura, o responsável destacava que tudo estava "bem encaminhado nesse sentido", demonstrava confiança de que o grupo de trabalho teria "todas as condições" para lutar pelos lugares cimeiros e não escondia a ambição de ver a equipa batalhar "pelo 1.º lugar". "Há já alguns anos que o CD Feirense não conseguia este desiderato. Vamos tentar manter esta posição", disse.

A missão está, agora, concluída. Ou, pelo menos, parte dela. Com golos de Magina (2) Gonçalo Vieira (2), Jota (2) e Guti, a formação de Santa Maria da Feira assegurou um triunfo incontestável sobre o segundo classificado, bem como o primeiro lugar do grupo, e festejou a presença numa fase final em que se baterá com FC Porto, Benfica, Sporting, Estoril, SC Braga, Vitória SC, Académica, Torreense e SC Espinho.

"O objetivo fundamental era assegurar a manutenção na 1.ª Divisão Nacional do escalão para a próxima época e isso é algo que esta classificação já nos garante. Por outro lado, também nos dá a possibilidade de competir entre as 10 melhores equipas a nível nacional. Para o CD Feirense, esse é um feito fantástico. Vamos estar a competir com os melhores, vamos evoluir, aprender e crescer dentro dessa exigência", destaca o treinador João Alves, que elogia o trabalho de "cooperação entre a equipa técnica do escalão e o coordenador do futebol de formação, o Prof. José Fernando Vieira".

"Este grupo de trabalho foi preparado e planificado com muita antecedência. Nós começámos a construir o plantel no final da época anterior, com muito cuidado e olhando de perto para o que já tínhamos no escalão inferior. Analisámos as lacunas e conseguimos assegurar antecipadamente alguns jogadores, porque não podemos competir com alguns contextos em que são dados contratos de formação altíssimos aos atletas, algo que já se pratica nesta faixa etária", explica o técnico, feliz por ter assegurado "alguns valores, aos quais juntámos a qualidade que já tinhamos, os que pertenciam ao CD Feirense".

A receita, diz, permitiu, "construir um grupo bastante homogéneo", o que constituiu "um dos segredos" para o sucesso. "Quem chegou foi muito bem recebido e quem já estava no clube evoluiu de uma forma extraordinária. Acho que é um grupo muito forte e, sinceramente, não me surpreende a prestação dos jogadores nesta primeira fase".

Segue-se, agora, "uma experiência fantástica para qualquer equipa que esteja a competir a este nível" e João Alves quer fazer da casa do CD Feirense uma fortaleza e deixar boa imagem do clube na prova. "Eu penso que esta segunda fase, de apuramento de campeão, vai ser uma aprendizagem constante, com um conjunto de desafios e obstáculos que nos serão colocados. Temos de jogar cada jogo como se fosse uma final. Os teóricos candidatos ao título vão estar sob pressão constante e, depois, há equipas que vão lutar por fora desse lote, que vão competir a cada jogo para tentarem ganhar. Queremos fazer da nossa casa uma verdadeira fortaleza e representar ao máximo o CD Feirense, conquistando bons resultados desportivos", atesta.

Fotografias: Direitos Reservados

15 de Dezembro de 2022
Pedro Fernandes
pedrofernandes@afatv.pt
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas