O libertar de emoções de João Nuno no regresso aos relvados

Treze golos, espalhados por seis jogos, e muita emoção pelo regresso aos relvados de muitos jovens do nosso distrito. A estreia do Campeonato de Sub-20 da Associação de Futebol de Aveiro, no último fim de semana, “foi um libertar de muitas emoções” acumuladas há mais de um ano, admite João Nuno, que marcou o golo que valeu o triunfo da ARC Oliveirinha na jornada inaugural.

No último treino antes do jogo do passado sábado, o jovem confessava a um colega que “as saudades por poder competir a sério eram enormes”. Afinal, o último jogo que haviam disputado datava de março do ano passado, uma autêntica travessia no deserto que poucos querarão sequer relembrar.

A retoma competitiva acabou por ser duplamente satisfatória para João Nuno. Se, por um lado, marcou o regresso com um golo, por outro fê-lo num clube que aprendeu a gostar e do qual lhe estava a custar despedir-se. É que a ARC Oliveirinha tem apostado exclusivamente, nos últimos tempos, no futebol de formação. Aos 20 anos, e a estudar Ciência do Mar, na Universidade de Aveiro, João recebeu com entusiasmo a notícia de que o clube estava a formar uma equipa de Sub-20. “É bom, porque eleva o nível dos jogadores. Tinha pena de sair e, felizmente, esta foi uma forma de permanecer no clube durante mais algum tempo”, regozija-se.

Jogador polivalente, João Nuno atuou como extremo na ronda inaugural do Grupo C e não demorou a deixar a sua marca. Ainda nos minutos iniciais, apontou o único golo da partida diante da JuveForce, após um lance de insistência. Curiosamente, sente que “o golo intranquilizou” a equipa, pese embora a ARC Oliveirinha tenha sido “quem atacou mais” ao longo do encontro, refere.

Fã de Cristiano Ronaldo, “pelo jogador que é mas também pela capacidade mental que ele tem”, o jovem confessa que, hoje, joga futebol mais para se divertir. Ainda assim, espera ajudar a equipa a “andar pelos lugares cimeiros” da prova, ou não fosse poder “voltar a jogar uma motivação suficiente” para se continuar a superar.

Campeonato de Promessas também voltou
Ainda na 1.ª jornada do Campeonato Distrital de Sub-20, AD Sanjoanense e CD Luso alcançaram as vitórias mais volumosas da estreia, ambas por 3-0, diante de Canedo FC e AC Famalicão, respetivamente. O CD Feirense venceu o FC Cesarense por 2-0, tal como o CD Feirense SAD diante do FC Cortegaça. Por fim, SC Esmoriz e CD Paços de Brandão empataram a um golo.

No Campeonato de Esperanças, do escalão de Sub-22, Anadia FC e AD Taboeira arrancaram a Liga de Ouro com vitórias. Os “trevos” bateram a AD Valecambrense por 4-2, enquanto os aveirenses derrotaram o GD Calvão por 4-2. No restante jogo do grupo, SC Espinho e UD Oliveirense empataram a zero.

Na Liga de Prata, SC Beira-Mar e FC Cesarense triunfaram fora de portas, diante de JD Carregosense (3-1) e AA Avanca (2-0), respetivamente. Por fim, na Liga de Bronze, Geração RD e UD Fermedo não saíram do nulo, enquanto a JA Pessegueirense empatou a duas bolas com o GDR Soutelo.

Fotografia
Direitos Reservados

11 de Maio de 2021
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas