Sonhos de Kaba ganham novo impulso com estatuto de goleador no Canedo FC

Apesar dos seus 21 anos, Mohamed Kaba coleciona já diversas aventuras, que o sonho em poder fazer carreira no futebol o levou a encarar. Nascido no Mali, passou por Dinamarca e Suécia antes de aterrar em Portugal, onde vai dando nas vistas no Campeonato SABSEG com a camisola do Canedo FC. Ainda no último fim de semana bisou no difícil triunfo em Paços de Brandão (2-3), em novo capítulo importante de uma história que, assim o espera, possa trazer-lhe a glória que anseia.

No caso de Kaba, ter como ídolos um goleador norueguês, Erling Haaland (Manchester City), e outro sueco, Viktor Gyokeres (Sporting), “um avançado fantástico e inspirador”, encaixa na perfeição no seu percurso de vida. No Mali, de onde é natural, deu nas vistas como médio ofensivo e segundo avançado, o que o fez mudar-se para a equipa Sub-19 do Malmoe, da Suécia. “Quando saímos de África e vimos para a Europa, encontramos uma outra realidade: um mundo e culturas totalmente diferentes”, confessa.

Seguiu-se uma experiência no futebol norueguês, ao serviço do Jammerbugt. Apesar dos “países fantásticos” que o acolheram, o clima, oposto ao que estava habituado, não ajudou muito a uma integração plena. Ainda assim, o jovem não desistiu do seu sonho e encontrou em Portugal uma nova via para poder evoluir. “Foi o país que melhor me acolheu, mesmo a nível cultural, e que considero fantástico, com um clima mais favorável”, o que o ajudou a uma adaptação mais favorável, facilitada pelas “pessoas boas que, diariamente, ajudam em todo o processo”.

Depois de um ano em Macedo de Cavaleiros, encontrou em Canedo uma “equipa jovem, ambiciosa, dedicada e apaixonada”, que vem realizando uma época segura no Campeonato SABSEG. “Temos vindo a evoluir e, com a consistência do trabalho, estamos cada vez mais identificados com o processo, as ideias de jogo do treinador e com tudo o que nos é pedido para a nossa constante evolução”, vendo nisso a “consequência normal” para “os bons resultados e exibições” recentes assinados pela equipa.

Na última jornada, o Canedo FC venceu na casa de um dos vice-líderes do campeonato, o CD Paços de Brandão (2-3), com uma reviravolta assinada por Kaba e um golo decisivo apontado por Pedro Macedo, no tempo de compensação. “Marcar é sempre especial. Quando são golos decisivos para a conquista dos três pontos, ainda é mais”, sublinha o ponta de lança maliano, que já leva 10 tiros certeiros, esta época.

“Um avançado ‘alimenta-se’ de golos, quer sempre marcar e que esses golos conquistem vitórias para a equipa. Pessoalmente, sei todos os aspetos que tenho que trabalhar, para ser cada vez melhor. Com este espírito de trabalho, muita humildade e dedicação, quero conseguir atingir outras metas e fazer mais golos”, atira Kaba, que se define como “um jogador forte fisicamente, intenso, com boa qualidade técnica, mentalmente forte e preparado para trabalhar continuamente e melhorar”.

O futuro, esse, é encarado com a ilusão de quem almeja chegar “o mais longe possível no futebol”. “Quero ser protagonista numa grande equipa que jogue a Liga dos Campeões e, um dia, poder sonhar também com a Bola de Ouro! Sonho e trabalho com total dedicação, também, para que isso se possa tornar realidade e conseguir ajudar a minha família”, remata.

Fotografia
Canedo Futebol Clube

18 de Abril de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas