AfaTV Solverde
Instagram AFA
Mateus garante vitória ao CRC Rocas do Vouga com "um dos melhores golos" da carreira

Foi com um dos melhores golos da carreira de Mateus Cardoso que o CRC Rocas do Vouga selou um complicado triunfo na receção ao CCR São Martinho (2-1), no regresso da 2.ª Divisão Distrital. Médio de origem, jogou os últimos três jogos numa posição mais adiantada no terreno, tendo marcado por duas vezes e feito uma assistência. De facto, nunca é tarde para descobrirmos a nossa real vocação.

Ao conversar com Mateus, é difícil descobrir que as suas origens estão no Brasil, mais propriamente em Goiânia, já que não há ponta de sotaque que o denuncie. “Estou cá desde 2016. Pela convivência com os amigos e também devido ao trabalho, perdi um bocadinho do sotaque que tinha. A minha mãe já vivia em Portugal há alguns anos e eu vim quando acabei a escola, no Brasil. Portugal acabou por se tornar num lar para mim”, conta.

Hoje, com 26 anos, Mateus passa o seu tempo entre os ofícios de barbeiro e a paixão pela bola, que sacia no CRC Rocas do Vouga. A equipa vive um bom momento na 2.ª Divisão, somando três vitórias consecutivas, que coincidem com a descoberta de uma nova faceta no jogo do brasileiro. O até então médio subiu uns metros no terreno para se tornar num avançado profícuo, tanto a assistir os companheiros como a marcar.

No último fim de semana, frente ao CCR São Martinho, decidiu o encontro com “um dos melhores golos” da carreira. “Num lance que parecia perdido, arranquei do meio-campo, disputei a bola com um dos centrais, ganhei um ressalto, passei pelo segundo central e, à frente do guarda-redes, fiz um 'cabrito' e meti a bola na baliza”, conta.

Mateus foi um dos três jogadores lançados pelo técnico, David Rodrigues, no intervalo da partida com o CCR São Martinho, tal como André Coutinho, autor do restante golo da equipa de Sever do Vouga. “Estava a ser um jogo complicado e o treinador pediu para trocarmos bem a bola, com mais calma, para que ela chegasse ao ataque para a gente finalizar. Felizmente, o pessoal que saiu do banco conseguiu ajudar a equipa”, refere o jogador.

Com apenas quatro jornadas por realizar até ao final da época, o objetivo do CRC Rocas do Vouga passa por “desfrutar dos jogos que faltam e tentar pontuar o máximo possível”. “Queremos aproveitar ao máximo, porque sabemos que, depois, haverá uma pausa muito grande até podermos voltar a fazer o que gostamos”, remata Mateus Cardoso.

Líderes cumprem na 18.ª jornada
A equipa de Sever do Vouga segue no 6.º lugar da Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital, que continua a ser liderada pelo RC Nogueirense, que ganhou, na 18.ª jornada, em Vila Viçosa, por 2-4, com um 'bis' de David Nunes.

Em sua perseguição continuam Romariz FC, que viu José Barreira bisar na vitória por 4-0 frente ao GD Beira-Vouga, e ACRD Mosteirô, que bateu a AD Santiais por 3-1. Já a Geração RD desperdiçou uma vantagem de dois golos na receção ao GD Milheiroense, num jogo que terminou empatado a duas bolas.

Nota ainda para a vitória forasteira da UD Fermedo em Fajões, por 1-3, com golos de Diogo Loureiro, Nuno Soares e André Silva, tendo Diogo Fontes, de penálti, reduzido pela equipa da casa.

Já a Zona Sul é comandada pela AA Macinhatense, que derrotou o Mamarrosa FC pela margem mínima (1-0), graças ao tento solitário de José Faria, a abrir a segunda parte.

Numa ronda pautada pelo equilíbrio, o 2.º classificado, Anadia FC SAD B, ganhou em Vagos por 1-2, com direito a reviravolta, tal como fez o SC Beira-Mar B na vitória, por 2-3, frente à AR Aguinense.

Com golos de Alexandre Pinho, Bruno Vieira, João Oliveira e Roberto Branco, o CR Antes alcançou o resultado mais desnivelado da jornada, ao levar de vencida o SC Carqueijo por 4-0. Já a ADC Sosense ganhou na casa da FIDEC (0-2) e o GD Águas Boas derrotou a ADRC Ribeira da Azenha (2-1).

Fotografia
Rui Miguel

11 de Abril de 2024
AfaTV Solverde
Instagram AFA