AFA mostra cartão branco a um árbitro e uma fisioterapeuta
Por deliberação unânime tomada pela Direção da AFA, no passado dia 12 de dezembro, foi “mostrado” o cartão branco ao árbitro de futsal, José Pinto, e à fisioterapeuta do Sport Clube Beira-Mar, Sara Janela.

José Pinto, árbitro de Ovar e ao serviço da AFA há quatro anos, dirigia, no dia 3 deste mês, o encontro entre as equipas juniores de futsal do CRP Belazaima e o SC Beira-Mar, quando um atleta da equipa do Belazaima se desequilibrou e caiu desamparado no chão com a face.

Confrontado com a situação, José Pinto resolveu deixar o apito e vestir a pele de socorrista. Segundo o árbitro, “a violência do embate e a falta de reação do atleta após a queda deram indícios que algo de grave se estava a passar".

"
Instintivamente, decidi atuar devido à formação e treino que tive como bombeiro, pois o atleta encontrava-se prostrado no solo e sem reacção. Verifiquei que estava inconsciente; avaliei os sinais vitais e posicionei o atleta na Posição Lateral de Segurança, com permeabilização da via aérea", conta o juiz, que de imediato verificou que "as pupilas estavam assimétricas, o que era sinal revelador da existência de um Traumatismo Crânio-Encefálico, e que o atleta tinha uma hemorragia activa proveniente de um corte profundo no queixo do atleta".

José Pinto controlou a hemorragia e evitou a movimentação da cabeça do atleta até a chegada dos meios de socorro externos, "de forma a evitar o agravamento de possíveis lesões internas".
 À AFA TV, fez ainda questão de realçar a prestimosa ajuda que teve da fisioterapeuta do SC Beira-Mar, que estava no local e deu uma valiosa colaboração.

Sara Janela confessou que fez “o que o instinto ditou no momento”, deixando a sua convicção de que “outros profissionais o fariam também na mesma situação". "Tentámos, eu e o árbitro José Pinto, controlar a situação com os recursos que tínhamos disponíveis na altura e tudo correu pelo melhor, que é o mais importante", salientou. 

Após a chegada dos meios de socorro e respectiva intervenção médica, o atleta José Rodrigues estabeleceu-se e encontra-se a recuperar bem. Contactado pela AFA, o atleta quis deixar um agradecimento ao árbitro do jogo, “pela prontidão e competência" com que o socorreu, assim como à fisioterapeuta do SC Beira-Mar. "Agradeço também a preocupação de ambas as equipas com o meu estado de saúde", concluiu.
16 de Dezembro de 2016
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas