Árbitra Eunice Mortágua homenageada pelo auxílio a dois jovens jogadores de futebol

A árbitra Eunice Mortágua, da Associação de Futebol de Aveiro, foi esta quinta-feira homenageada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), na cerimónia do Cartão Branco, realizada em Lisboa, por “nobres gestos de fair-play e de prestação de auxílio” a dois jovens futebolistas que caíram inanimados em jogos dos campeonatos distritais.

A condecoração por ética desportiva foi entregue por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, na companhia de Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, e Luciano Gonçalves, presidente da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal.

Recorde-se que Eunice Mortágua, árbitra há 25 anos, socorreu um jogador de 17 anos, que participava no jogo AC Famalicão-Juveforce e entrou em paragem cardíaca depois de um ataque de ansiedade, na sequência de uma lesão.

O outro jovem atleta, da AD Valonguense, caiu inanimado no chão no jogo com a AD Taboeira, sofrendo convulsões após uma pancada na zona abdominal.

Numa e noutra situação, Eunice Mortágua, com formação em suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa, deu os primeiros socorros aos jogadores até a chegada do INEM. Os jovens, de 17 e 18 anos, foram depois assistidos no hospital. Tiveram alta ainda no mesmo dia, depois de sujeitos a vários exames e a observação médica.

Foto
Direitos Reservados

2 de Dezembro de 2021
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas