AFA com dupla distinção do PNED nos Prémios do Cartão Branco

A Associação de Futebol de Aveiro recebeu esta quinta-feira uma dupla distinção do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), na cerimónia do Cartão Branco, que se realizou em Lisboa. A AFA foi galardoada com o Prémio Nacional de Entidades, por boas práticas na aplicação do Cartão Branco, na época 2019/2020, e a árbitra Eunice Mortágua foi distinguida por fair-play no auxílio a dois jogadores.

Numa cerimónia que contou com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e de diversos dirigentes federativos e associativos, ex-árbitros internacionais de futebol e embaixadores do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, congratulou-se pelo reconhecimento do mérito de boas práticas na aplicação do Cartão Branco no futebol, futsal e futebol de praia aveirense.

“Entre 71 entidades que aderiram ao cartão branco, em 25 modalidades, este reconhecimento nacional do PNED enche-nos de orgulho, porque se trata de um prémio que distingue as boas práticas dos nossos clubes e seus dirigentes. Por isso, é algo que dá a toda a comunidade desportiva envolvida na Associação de Futebol de Aveiro ainda mais responsabilidade na prática da ética e do fair-play”, sublinhou Arménio Pinho.

Na cerimónia foi ainda anunciado que, desde que foi implementado, o cartão branco foi mostrado por 2.783 vezes entre 25 modalidades desportivas. A par da Associação de Futebol de Aveiro, também a Associação de Futebol de Évora recebeu o prémio de boas práticas na aplicação do cartão branco.

Quanto a Eunice Mortágua, árbitra da Associação de Futebol de Aveiro, foi homenageada por “nobres gestos de fair-play e de prestação de auxílio” a dois jovens futebolistas que caíram inanimados em jogos dos campeonatos distritais.

Associação de Futebol de Aveiro com sucessivos prémios
A Associação de Futebol de Aveiro tem vindo a ser sucessivamente condecorada pelo IPDJ, através do enquadramento no Plano Nacional de Ética no Desporto, sendo que na temporada passada recebeu o prémio Cartão Branco, pela difusão e implementação de boas práticas.

As reportagens “As aventuras no planeta do fair-play” e “O triunfo incondicional dos bons costumes”, publicada na AFA Magazine em 2018 e 2019, respetivamente, foram também premiadas. A par dessas distinções, também José Pinto, árbitro natural de Ovar que, em 2016, com o auxílio de Sara Janela, fisioterapeuta do SC Beira-Mar, prestou os primeiros socorros a um atleta do Belazaima, foi premiado na categoria dedicada à arbitragem.

Tal como explica o IPDJ, o promotor da iniciativa, o Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal. Foi implementado, em 2015, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal. O projeto visa promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

De referir que a AFA foi uma das associações de futebol pioneiras na implementação deste programa, tendo sido a primeira a aplicá-lo em todos os escalões etários das competições de futebol, futsal e futebol de praia.

Fotografia
Direitos Reservados

2 de Dezembro de 2021
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas