Uma estreia na carreira de Alan Gitahy na repetição triunfante do FC Azeméis by Noxae

Foi a sétima vez que o FC Azeméis by Noxae conquistou a Taça de Honra de Aveiro, mas a final com o GD Beira-Ria, que a equipa de Ricardo Canavarro venceu por 5-0, ficou marcada por uma estreia auspiciosa nas estatísticas do ala Alan Gitahy. O brasileiro alcançou o primeiro “póquer” da carreira e espera somar mais golos no percurso em Oliveira de Azeméis.

Apaixonado pelo futsal desde os cinco anos, Alan Gitahy confessa que tentou a sua sorte no futebol, explicando que “no Brasil não é difícil ter, aos mesmo tempo, uma carreira no futsal e no futebol”. Nos relvados, representou o Madureira e o São Cristóvão, para além de uma breve experiência no Fluminense que “não deu certo”.

Seria num dos rivais do clube do Rio de Janeiro, o Flamengo, que Alan Gitahy, então com 15 anos, conseguiu a sua primeira oportunidade como profissional do futsal, regressando mais tarde ao Fluminense para representar o clube carioca na “quadra”.

O ala ainda jogou pelo Paranavaí, mas uma proposta do Japão levou-o a embarcar numa aventura que teve os seus altos e baixos. “Tive uma boa experiência no Voscuore Sendai. Cheguei a meio da época e conseguimos alcançar a melhor performance do clube, tanto na Liga como na Taça do Japão. No entanto, foram acontecendo coisas que não me agradaram, mas nada tenho a dizer do país nem dos japoneses”, recorda o jogador, que acabou por ter a sua primeira experiência em Portugal no Belenenses, onde jogou duas temporadas.

“Já estava muito motivado quando cheguei ao Futsal Azeméis, depois de uma época positiva no Belenenses. Fiquei contente com a estrutura que o mister Ricardo Canavarro me mostrou. Tenho alguns amigos no plantel e percebi imediatamente que o projeto é ambicioso”, refere.

Alan Gitahy conquistou, recentemente, o seu primeiro título pela formação de Oliveira de Azeméis. No jogo da final da Taça de Honra de Aveiro, frente ao GD Beira-Ria, o jogador completou o primeiro “póquer” da carreira, mas salienta a entrada muito forte de toda a equipa, que comprovou que “o clube tem um plantel muito forte”.

“Fizemos dois golos na fase inicial que acabaram por quebrar o esquema tático do Beira-Ria. Depois, controlámos o jogo, que também foi positivo a nível individual. Foi a primeira competição da época e é sempre melhor começar com a conquista de um título. É importante que a equipa se habitue a vencer, até mesmo nos jogos amigáveis”, sublinha.

O ala, de 25 anos, revela que pretende superar a sua prestação da época passada, “marcando golos, mas dando prioridade aos objetivos coletivos”. “O futsal português é competitivo, com uma Liga muito difícil, mas acredito que o Futsal Azeméis pode alcançar o playoff e garantir um lugar na Taça da Liga. O nosso plantel está forte e pode posicionar-se entre os oito melhores” do campeonato, conclui.

Fotografia
Direitos Reservados

14 de Setembro de 2021
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas