Olho Clínico: A visão de José Alexandre Silva sobre o Campeonato SABSEG

A terceira vitória seguida do Fermentelos – com onze golos concretizados – e a quarta do Canedo – com oito golos marcados e nenhum sofrido – são os grandes destaques da última jornada, principalmente porque são equipas que começaram mal o campeonato, mas que o tempo, às vezes castigador, veio dar razão à aposta feita não só nos jogadores, mas também nos treinadores. Sabemos, ainda assim, que a competência é definida pelo remate à barra ou o que entra na baliza.

Em termos individuais, gosto sempre de ver o Ricardinho – que foi meu atleta na formação – a ser preponderante na equipa onde joga, tendo em conta a evolução que teve, ao longo dos anos, na questão da finalização. Os dois golos que fez, e que deram a reviravolta no marcador, foram fundamentais para a conquista dos três pontos e para catapultar a equipa de Rui Valente para o sétimo lugar na classificação. Realçar ainda a vitória do Canedo sobre o candidato Espinho, às costas de um golo de enorme qualidade de Pedro Macedo.

Falando da próxima jornada, vem de novo à baila o Fermentelos e a receção à líder Ovarense, que chega a este jogo após a quinta vitória consecutiva. A equipa de Cajó – também ele meu antigo atleta e capitão – está num momento quase perfeito. A forma como joga e como encara o jogo traz sempre dificuldades ao adversário em termos defensivos, mas também o deixa, algumas vezes, exposto às transições rápidas e aos contra-ataques. Espero um jogo de enorme qualidade tática e onde o talento individual, no pormenor, pode ser decisivo.

Vou estar, também, particularmente atento à deslocação do Canedo à Pampilhosa, num confronto interessante, entre duas equipas que têm como critério a qualidade de jogo e os olhos colocados sempre na baliza do oponente. Como é que o União de Lamas vai conseguir contornar o obstáculo que é jogar no campo do Bustelo, é outro dos motivos de interesse.

10 de Novembro de 2023