Olho Clínico: A visão de José Alexandre Silva sobre o Campeonato SABSEG

Uma grande vitória do Paços de Brandão em Canedo – com dois golos de Tigas e um de Luccas Marques – levou a equipa de Tiago Leite para o pódio do Campeonato SABSEG. Com um terço do campeonato já jogado, a classificação da “briosa” é algo surpreendente, mesmo tendo em consideração o valor tanto do treinador como do plantel. Não esquecer duas coisas em relação a este assunto: O Paços de Brandão subiu da 1.ª Divisão; E quem acompanha as competições e os clubes, sabe bem da contestação – ainda que parcial – que o treinador sofreu em alguns momentos da época passada, mesmo estando sempre perto ou dentro dos lugares da subida. Mérito – também – à direção do clube, que mostrou que a liderança é de dentro para fora e não de fora para dentro.

Nos dois jogos que tanto poderiam dizer, Ovarense - contra o Lobão - e União de Lamas - na receção ao Sporting de Espinho - não fraquejaram em casa, ganhando pelo mesmo resultado e mantendo as distâncias entre eles. De realçar, ainda, a vitória do Fiães sobre o Estarreja, com um golo de Paulo Monteiro aos 88 minutos. Três pontos fundamentais que permitiram a saída dos lugares de descida.

Duas equipas que jogam bem – ainda que de maneira claramente diferente – encontram-se em Oliveira do Bairro, com os “falcões” a receberem a líder Ovarense. A equipa visitante vai ter relva natural e campo grande, como gosta, mas do outro lado terá também um “trabalho” de autor, com o mister Zé Carlos a ter muito mérito na forma tranquila como a sua equipa se encontra na tabela.

De destacar ainda mais dois jogos. Primeiro, a receção do Estarreja ao Canedo, pela importância que tem para a formação da casa, que precisa de vencer para sacudir os resultados menos conseguidos nos últimos dois meses. E, naturalmente, o Pampilhosa frente ao União de Lamas. Acredito que será um bom duelo, em que os visitados vão tentar, como sempre, jogar um futebol vistoso, de qualidade, com transições, mas que terão pela frente um onze taticamente – em termos defensivos – perfeito, com um pragmatismo próprio de um mister (Fernando Pereira) que não só sabe o que quer, mas como quer e como o conseguir.

24 de Novembro de 2023