Novo Interdistrital Sub-17 comprova que a “AFA está a trabalhar bem na divulgação do futebol feminino”

Arranca, no próximo fim de semana, o campeonato Sub-17 feminino de futebol organizado pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA), prova que cresceu no número de clubes participantes e que, esta época, tem o estatuto de interdistrital, com a chegada de duas equipas de Coimbra.

Em 2024/2025 vão a jogo na competição 16 clubes, mais quatro do que na temporada anterior, 14 deles sediados em Aveiro e dois em Coimbra, o Clube União 1919 e a Associação Naval 1893.

Entre eles estará o RD Águeda, com a expetativa de “encontrar um contexto competitivo para que as atletas possam continuar o seu desenvolvimento”, explica o coordenador, Sérgio Silva. Pelo GD Eixense, Renato Vaia espera que “as atletas se divirtam e melhorem jogo a jogo”, e José Costa, responsável pela ASCD Unidos Rossas, define como principal objetivo continuar a “dinamizar o futebol feminino ao nível da nossa associação e do concelho de Arouca”.

O diretor do clube arouquense recorda que, no ano passado, a ASCD Unidos Rossas desafiou as duas atletas que, por terem atingido os 14 anos de idade, teriam de deixar o clube a “arranjarem colegas para se formar uma equipa” feminina. “No primeiro treino, eram cinco, mas esta época já temos 16”, realça José Costa.

O crescimento notado em Rossas serve como exemplo paradigmático da evolução contínua que o futebol feminino tem registado na AFA. “O número de atletas e de equipas tem vindo a aumentar. A AFA está a trabalhar bem na divulgação do futebol feminino, o que também faz com que equipas de outros distritos nos procurem”, refere Sérgio Silva, que acrescenta que “o Águeda quer estar na linha da frente desta evolução”.

“O trabalho desenvolvido pela AFA ajuda a que mais clubes queiram criar equipas. O facto de haver cada vez mais equipas chama mais a atenção e o bom trabalho realizado faz com que as atletas queiram ingressar no futebol”, vinca Renato Vaia, que vê na integração de duas equipas oriundas do distrito de Coimbra “uma motivação extra”.

A ideia é partilhada por Sérgio Silva, para quem a possibilidade de as atletas “poderem competir com equipas que não conhecem é um fator de motivação”, e por José Costa, que recorda: “Quando lhes disse poderiam vir a ter um jogo em Coimbra e outro na Figueira da Foz, elas mostraram-se contentes”.

O Campeonato Interdistrital Sub-17 feminino de futebol arranca este sábado, dia 19 de outubro. Na primeira fase, disputada a uma volta, as equipas foram divididas em duas zonas, Norte e Sul. Os primeiros três classificados em cada uma delas apuram-se para a Liga Ouro, ficando os restantes distribuídos pelas Ligas Prata e Bronze, na segunda fase. Para lá do campeonato, será igualmente disputada uma Taça Interdistrital de Sub-17.

18 de Outubro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas