Linha Final: Irreverência e ambição no regresso do Novasemente GD à 2.ª Divisão

Onze anos depois da última aparição nos campeonatos da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), o Novasemente GD decidiu reativar a equipa sénior masculina, que irá participar na próxima edição da 2.ª Divisão Distrital. Pedro Ferreira assume o comando de uma equipa recheada de jovens talentos desejosos de mostrar o seu valor.

Durante a última década, habituamo-nos a associar o nome Novasemente GD a conquistas no futsal feminino, mas a história do clube também é contada no masculino. Os espinhenses participaram em provas de futebol de salão e, em 1997, filiaram-se na AFA para competirem nos campeonatos de futsal. O clube foi cimentando a sua posição nos distritais aveirenses, mas em 2009 decidiu suspender o projeto sénior masculino.

O regresso acontece este ano, justificado pela pretensão de providenciar aos “miúdos da formação terem onde continuar o trajeto no futsal”. Pedro Ferreira, técnico que passou os últimos cinco anos na cantera do clube do concelho de Espinho, acompanha os jovens na promoção à equipa principal. “A maior parte do plantel será composto por jogadores jovens, que vão viver o primeiro ano de seniores”, aos quais serão acrescentados “alguns atletas mais experientes”. No fundo, o Novasemente GD será “uma equipa de miúdos que querem mostrar o valor que têm”, sublinha o treinador.

Os planos para a retoma passam por “tentar dar alguma estabilidade ao clube” numa fase inicial. “A partir daí, esperamos conseguir que ele consiga ter melhores opções para poder lutar por outros objetivos no futuro”, acrescenta Pedro Ferreira, que irá viver, na próxima época, a primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior. “Estou em condições de mostrar aquilo que sei e de o transmitir aos jogadores”, acredita. Isso passa por promover um “jogo positivo, capaz de entreter as pessoas que vão aos pavilhões”, e que a equipa seja capaz de defender bem, porque “se não sofrer ela está mais perto de vencer”.

Devido à pandemia de Covid-19, a temporada 2020/2021 continua envolta em muitas dúvidas. “Nem nós sabemos como vamos começar, em que moldes vamos treinar ou jogar. Vamos ter de nos adaptar da melhor forma possível”, salienta o técnico, que antevê “mais equilíbrio” na próxima edição da 2.ª Divisão Distrital. “Não vai haver uma discrepância muito grande entre as equipas favoritas e as restantes. Vai ser um campeonato mais competitivo, em que todos os jogos vão ser muito disputados”, acredita.

Plantel do Novasemente GD:
Guarda-redes: Ruben (ex-Sub-20);
Fixo: Ferreira (ex-Sub-20), Marinheiro (ex-Sub-20);
Alas: Chico (ex-Sub-20), Félix (ex-Sub-20), Pedro (ex-Sub-20);
Pivot: João (ex-Sub-20) e Jorginho (ex-Sub-20).

Arada AC anuncia reforços
Adversário do Novasemente GD na próxima edição da 2.ª Divisão Distrital, o Arada AC confirmou as contratações de Emanuel Silva (ex-CCR Maceda), Leandro Silva (ex-ADEC Futsal), Ruben Silva (ex-Lusitânia de Lourosa FC) e Vasco Costa (ex-FC Mozelos). Por sua vez, o AC Luso, que também compete no segundo escalão do futsal aveirense, contratou Fábio Veloso.

No Campeonato Grande Hotel de Luso, Diogo Cardoso acertou a renovação do vínculo que o liga ao Branca Activa SC. Por fim, no futebol, o SC Vista Alegre, que subiu esta época ao Campeonato SABSEG, recrutou Pedro Silva aos Sub-20 da AD Taboeira.

No futebol profissional, o CD Feirense SAD, que se estreia na LigaPro no fim de semana de 12 e 13 de setembro diante do Chaves, espera “continuar a caminhada de sucesso” iniciada na época passada, interrompida numa fase em que a equipa seguia na 3.ª posição. Sabendo que, “para o grande objetivo final, é importante entrar forte no campeonato”, o seu treinador, Filipe Rocha, espera construir “uma equipa competitiva, solidária e vencedora, que orgulhe os sócios e adeptos”.

“Estou convencido que estão reunidos todos os ingredientes para corresponder às expetativas de todos”, acredita o técnico, que antevê “uma época longa e desafiante”, ao longo da qual os fogaceiros pretendem “somar muitas vitórias e dar muitas alegrias aos adeptos”. O plantel, esse, conta com os reforços Agdon (ex-UD Oliveirense), Sérgio Silva (ex-UD Oliveirense), Latyr (ex-Académico de Viseu), Pedro Monteiro (ex-Leixões), Mica (ex-Covilhã) e Fabrício (ex-Farense). João Tavares regressa do empréstimo ao Mafra, enquanto Bruno Brígido, Ricardo Benjamim, Guilherme Ramos, Ruca, Zé Ricardo, Ícaro, Diga, Cris, Fábio Espinho, Feliz, Fati, Edson Farias e João Victor transitam da temporada passada.

Fotografia
Novasemente Grupo Desportivo Futsal

3 de Setembro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas