Festa improvisada pelo regresso do RC Nogueirense à 1.ª Divisão mais de 20 anos depois

Inesperada, mas saborosa. A festa do regresso à 1.ª Divisão Distrital do RC Nogueirense, 24 anos depois, fez-se de improviso, na sequência do deslize do Romariz FC, com o qual o treinador do Real, Saulo Santos, não contava. O clube vive uma fase de regeneração e espera dar seguimento a essa espiral positiva no futuro.

Depois de ter derrotado o CCR São Martinho, por 5-0, no sábado, o RC Nogueirense sabia que podia carimbar a subida de divisão poucas horas depois, bastando para isso que o Romariz FC não conseguisse vencer a Geração RD, o que viria a suceder (1-1). “Sinceramente, não estávamos à espera”, confessa Saulo Santos, que foi recebendo as atualizações do resultado dessa partida através de alguns jogadores da sua equipa, presentes no Campo dos Valos.

“Estava com a minha família. Quando o jogo terminou, ligámos uns aos outros e fomos para o campo fazer a festa pela subida. Acabou por ser de improviso, mas ainda se prolongou por umas horinhas. Jogadores e adeptos estiveram lá até ao final do dia”, conta.

A promoção à 1.ª Divisão Distrital “é muito importante para o clube, porque há 24 anos que não estava lá”, e também “para os próprios atletas, para os motivar”. Acaba por ser, igualmente, um sinal de crescimento de um projeto que vem ganhando credibilidade ano após ano, sente o treinador.

“O clube teve uma fase sem futebol sénior e os adeptos afastaram-se, mas, neste momento, eles estão a regressar porque veem trabalho feito”, nota Saulo Santos, que elogia as melhorias realizadas no Complexo das Minas do Pintor, no verão passado, que também ajudaram a tornar o Real mais atrativo.

“Conseguimos convencer alguns jogadores que, numa fase inicial, não queriam fazer parte do processo, por acharem que o Nogueirense não teria qualquer hipótese. Ao fim destes três anos, conseguimos ser apetecíveis para alguns jogadores. Isso é fruto do nosso trabalho, as pessoas têm-se empenhado muito”, sublinha o técnico.

Grupo da frente da Zona Sul não cede
A subida do RC Nogueirense (47 pontos) ficou matematicamente garantida na sequência do empate do Romariz FC na receção à Geração RD (1-1). A duas jornadas do fim, apenas Romariz FC (43 pontos) e ACRD Mosteirô (42 pontos) podem ainda apanhar o líder, mas como as duas equipas vão defrontar-se na última jornada, é impossível ao clube de Nogueira do Cravo terminar a prova fora das duas primeiras posições, que garantem a promoção à 1.ª Divisão Distrital.

Por falar na ACRD Mosteirô derrotou, por 3-2, o GD Milheiroense, num jogo que teve Victor Rocha como figura principal, ao completar um 'hat-trick' pelos arouquenses.

Com uma reviravolta consumada em cima do minuto 90, por Ricardo Moreira, o GD Beira-Vouga triunfou em Fajões (1-2), enquanto AD Santiais e UD Fermedo bateram CCR Vila Viçosa e CRC Rocas do Vouga, ambos por 0-1.

Na Zona Sul, a comandante AA Macinhatense derrotou a ADC Sosense por 3-1, com um 'bis' de Rodrigo Gouveia, mantendo a vantagem para o segundo classificado, CR Antes, que venceu, com dificuldade, na casa da FIDEC (1-2), num encontro que ficou decidido apenas na reta final, com um golo de Bruno Pereira.

O Anadia FC SAD B venceu na Ribeira da Azenha por 0-4, resultado com que o SC Beira-Mar B bateu o GD Águas Boas, com William Resende a bisar.

Com golos de João Marques e João Martins, a AR Aguinense levou de vencida o SC Carqueijo, enquanto o FC Vaguense derrotou o Mamarrosa FC por 3-1, com Rafael Morgado, Miguel Pimentel e Tiago Pimentel a responderem a tento inicial dos forasteiros, apontado por Fábio Silva.

Fotografia
Real Clube Nogueirense

25 de Abril de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas