Festa improvisada pelo regresso do RC Nogueirense à 1.ª Divisão mais de 20 anos depois

Inesperada, mas saborosa. A festa do regresso à 1.ª Divisão Distrital do RC Nogueirense, 24 anos depois, fez-se de improviso, na sequência do deslize do Romariz FC, com o qual o treinador do Real, Saulo Santos, não contava. O clube vive uma fase de regeneração e espera dar seguimento a essa espiral positiva no futuro.

Depois de ter derrotado o CCR São Martinho, por 5-0, no sábado, o RC Nogueirense sabia que podia carimbar a subida de divisão poucas horas depois, bastando para isso que o Romariz FC não conseguisse vencer a Geração RD, o que viria a suceder (1-1). “Sinceramente, não estávamos à espera”, confessa Saulo Santos, que foi recebendo as atualizações do resultado dessa partida através de alguns jogadores da sua equipa, presentes no Campo dos Valos.

“Estava com a minha família. Quando o jogo terminou, ligámos uns aos outros e fomos para o campo fazer a festa pela subida. Acabou por ser de improviso, mas ainda se prolongou por umas horinhas. Jogadores e adeptos estiveram lá até ao final do dia”, conta.

A promoção à 1.ª Divisão Distrital “é muito importante para o clube, porque há 24 anos que não estava lá”, e também “para os próprios atletas, para os motivar”. Acaba por ser, igualmente, um sinal de crescimento de um projeto que vem ganhando credibilidade ano após ano, sente o treinador.

“O clube teve uma fase sem futebol sénior e os adeptos afastaram-se, mas, neste momento, eles estão a regressar porque veem trabalho feito”, nota Saulo Santos, que elogia as melhorias realizadas no Complexo das Minas do Pintor, no verão passado, que também ajudaram a tornar o Real mais atrativo.

“Conseguimos convencer alguns jogadores que, numa fase inicial, não queriam fazer parte do processo, por acharem que o Nogueirense não teria qualquer hipótese. Ao fim destes três anos, conseguimos ser apetecíveis para alguns jogadores. Isso é fruto do nosso trabalho, as pessoas têm-se empenhado muito”, sublinha o técnico.

Grupo da frente da Zona Sul não cede
A subida do RC Nogueirense (47 pontos) ficou matematicamente garantida na sequência do empate do Romariz FC na receção à Geração RD (1-1). A duas jornadas do fim, apenas Romariz FC (43 pontos) e ACRD Mosteirô (42 pontos) podem ainda apanhar o líder, mas como as duas equipas vão defrontar-se na última jornada, é impossível ao clube de Nogueira do Cravo terminar a prova fora das duas primeiras posições, que garantem a promoção à 1.ª Divisão Distrital.

Por falar na ACRD Mosteirô derrotou, por 3-2, o GD Milheiroense, num jogo que teve Victor Rocha como figura principal, ao completar um 'hat-trick' pelos arouquenses.

Com uma reviravolta consumada em cima do minuto 90, por Ricardo Moreira, o GD Beira-Vouga triunfou em Fajões (1-2), enquanto AD Santiais e UD Fermedo bateram CCR Vila Viçosa e CRC Rocas do Vouga, ambos por 0-1.

Na Zona Sul, a comandante AA Macinhatense derrotou a ADC Sosense por 3-1, com um 'bis' de Rodrigo Gouveia, mantendo a vantagem para o segundo classificado, CR Antes, que venceu, com dificuldade, na casa da FIDEC (1-2), num encontro que ficou decidido apenas na reta final, com um golo de Bruno Pereira.

O Anadia FC SAD B venceu na Ribeira da Azenha por 0-4, resultado com que o SC Beira-Mar B bateu o GD Águas Boas, com William Resende a bisar.

Com golos de João Marques e João Martins, a AR Aguinense levou de vencida o SC Carqueijo, enquanto o FC Vaguense derrotou o Mamarrosa FC por 3-1, com Rafael Morgado, Miguel Pimentel e Tiago Pimentel a responderem a tento inicial dos forasteiros, apontado por Fábio Silva.

Fotografia
Real Clube Nogueirense

25 de Abril de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas