Ambição paira no seio das equipas de formação aveirenses

Há 18 equipas do distrito de Aveiro, de 10 clubes distintos, que disputam em 2022/23 várias divisões dos campeonatos nacionais para os escalões de formação, e a ambição é algo que paira no seio daquelas que se encontram em lugares que possibilitarão, caso mantenham a boa performance até então desempenhada, uma eventual subida.

Na 1.ª Divisão Nacional de juniores, e apesar das dificuldades registadas, o Anadia FC é o único representante distrital, contando apenas um ponto em 13 jogos. Curiosamente, o único empate dos 'trevos', até ao momento, foi conquistado no último jogo, na receção ao FC Porto, que ocupa o segundo lugar da prova, em igualdade pontual com o SC Braga. Um bom tónico para o que falta jogar na prova.

Na 2.ª Divisão, são cinco as equipas de Aveiro a participar, entre as quais o CD Feirense, atual líder isolado da Série B, à passagem pela 10.ª jornada. São nove triunfos e apenas uma derrota, com o Leixões SC, o que faz os ‘fogaceiros’ ocuparem o 1.º lugar com dois pontos à maior em relação ao 2.º classificado.

O técnico da equipa, Luís Sousa, revela que a preparação para a temporada “foi bastante fácil”, mudando o paradigma vivido no clube até então. “Aproveitámos grande parte dos atletas sub-17. Este ano, apesar de corrermos o risco de termos uma equipa de jogadores juniores de primeiro ano no Nacional, optámos por ficar com a maioria. Ficámos com 18. Depois, colmatámos com jogadores de segundo ano: do ano anterior ficámos com três ou quatro e acrescentámos mais quatro ou cinco para termos uma equipa preparada. Estamos a fazer uma boa época. Se subirmos, tornará tudo mais fácil na próxima”.

Quanto ao objetivo, o timoneiro não esconde que passa pela subida à 1.ª Nacional. “É o principal, mas não é algo pelo qual, digamos, ‘estamos a morrer’. Iniciámos uma nova era, com um melhor aproveitamento dos miúdos de primeiro ano, e temos um caminho a percorrer. Se eventualmente subirmos, para o ano não precisamos de ir buscar praticamente nenhuns reforços. Haverá uma equipa já quase montada”, finaliza.

O mais direto perseguidor do CD Feirense é o Lusitânia de Lourosa FC, rival do concelho de Santa Maria da Feira, que se encontra a dois pontos dos ‘fogaceiros’. A equipa da Capital da Cortiça ocupa o 2.º lugar, detendo o registo de melhor ataque em prova.

Ivo Sabença, coordenador da formação lusitanista, refere que a ambição dos sub-19 passa por marcar presença na fase de apuramento de campeão. Conta que, de acordo com o planeamento traçado, “foi efetuado um reforço do plantel, com mais-valias para alcançar, jogo a jogo, o objetivo de marcar presença” no play-off. “Estamos no 2.º lugar e está tudo em aberto. O intuito é estar entre os melhores e depois, quem sabe, tentar a subida à 1.ª Divisão”.

Ainda na Série B encontra-se o SC Espinho. Os Tigres da Costa Verde ocupam a 8.ª posição, com nove pontos, a 16 do Lusitânia de Lourosa FC e a 18 do CD Feirense.

Relativamente à Série C, há representação distrital através do SC Beira-Mar, sendo o escalão de juniores dos aurinegros o único do clube em provas de índole nacional. Encontram-se no 2.º lugar, em posição de assegurar uma vaga no play-off de campeão.

Fábio Barros, coordenador da formação, recorda que “a preparação da época foi exigente”, devido à “questão das colocações dos jogadores nas universidades, que podem levar a um impasse quanto às renovações”. “Ainda não temos capacidade para oferecer casa e alimentação aos atletas, portanto temos de olhar para o mercado mais próximo e, por exemplo, fizemos a pré-época e começámos o campeonato com apenas um guarda-redes. Uma pré-época complicada, com 12 ou 13 atletas inscritos, estando o resto à experiência. Mas sabíamos que estávamos no caminho certo porque os que tínhamos, tinham qualidade. A prova disso é que o arranque de temporada foi positivo”, conta.

O dirigente revela que o clube começou 2022/23 “com a expectativa de fazer uma época tranquila”, mas com o decorrer do campeonato, a equipa acredita agora que pode assegurar um dos dois primeiros lugares. “Gostaríamos imenso, porque automaticamente garantíamos a manutenção. Não é propriamente o objetivo do clube chegar à 1.ª Divisão, até porque a nível financeiro é muito exigente e ainda não estamos preparados”, ressalva.

Ainda assim, não esconde que caso surja a oportunidade de subir “ninguém vai dizer que não”, mesmo não sendo o objetivo número um, que “passa pela manutenção o mais rapidamente possível”. “Somos ambiciosos e queremos os patamares maiores, mas sabemos que requer algum tempo. Não podemos querer tudo muito rápido. Os projetos sólidos e estáveis requerem tempo”, finaliza. Com menos seis pontos está a UD Oliveirense, no 6.º lugar.

CD Feirense vai brilhando na 1.ª Divisão Nacional de Sub-17

Além do 1.º lugar na 2.ª Nacional de juniores, o CD Feirense é líder na Série B da 1.ª Nacional de juvenis, com um impressionante registo de 45 golos marcados e 12 sofridos – é o melhor ataque e a melhor defesa – em 13 jornadas.

José Fernando Vieira, coordenador do clube para os escalões de sub-17 e sub-15, fala em “excelente época” dos juvenis. “Foi construído um plantel para disputar os três primeiros lugares, que dão acesso à luta pelo título de campeão, que simultaneamente garante o objetivo principal: a manutenção. Está tudo bem encaminhado nesse sentido. Faltam cinco jogos e temos todas as condições para os disputarmos e obtermos o número de pontos necessário. Vamos lutar pelo 1.º lugar. Não é fácil. Há já alguns anos que o CD Feirense não conseguia este desiderato. Vamos tentar manter esta posição”, aponta.

O SC Espinho é de momento o pior 4.º das três séries, posição que poderá assegurar a presença no play-off de campeão, detendo um registo de pontos averbados inferior aos de SC Braga (Série A) e CF “Os Belenenses” (Série C). Já o Anadia FC é o ‘lanterna-vermelha’ da Série B, em igualdade pontual com o Marialvas.

AD Taboeira e Lusitânia FC de Lourosa na luta pelos lugares cimeiros da 2.ª Divisão Nacional

A AD Taboeira está ‘de vento em popa’ na Série B da 2.ª Nacional de juvenis, isolada no 1.º lugar, com seis pontos de avanço em relação à equipa B do FC Porto, averbando 10 triunfos em 11 jogos. É o melhor ataque e partilha o estatuto de defesa menos batida com os portistas.

Sérgio Silva, diretor-desportivo do clube, aborda a preparação da equipa e aponta ao objetivo para 2022/23. “A preparação foi feita de uma forma normal, como têm sido feitas as anteriores, sendo que saíram atletas importantes, que tornavam a equipa competitiva: duas saídas para o Boavista e uma para o Famalicão. O objetivo é ficar nos dois primeiros lugares, para poder disputar o play-off de subida de divisão”, que garante a manutenção direta.

Já o Lusitânia de Lourosa FC ocupa a 3.ª posição, na perseguição a AD Taboeira (1.º) e FC Porto B (2.º). Ivo Sabença classifica a geração de 2006 como uma “boa geração”, que quer “alcançar um lugar de acesso à fase de subida”. “A AD Taboeira está já algo distanciada, mas está tudo em aberto quanto ao 2.º lugar. O FC Porto B conta para ir à segunda fase, não pode é subir”.

Recentemente, houve troca de timoneiro na equipa técnica dos iniciados lusitanistas, com o intuito de “alcançar bons resultados”. “O treinador é o João Rebelo. Saiu o Joel Rodrigues, que iniciou a época. Acreditámos que era o momento certo para fazer esta alteração. Estando tudo em aberto, vamos lutar até ao fim”.

CD Feirense destaca-se na 1.ª Divisão Nacional de Sub-15, que conta com seis equipas de Aveiro

Quanto ao escalão de sub-15, o CD Feirense é a equipa de Aveiro na melhor posição entre as presentes na Série B da 1.ª Nacional. Os pupilos de André Teixeira estão no 2.º lugar, sendo que os dois primeiros asseguram o apuramento para a fase de campeão. É apenas superado pelo FC Porto, que segue um trajeto até agora imaculado, só com triunfos.

José Fernando Vieira destaca o “grau de dificuldade extremamente elevado” desta divisão. “Até então eram apuradas quatro equipas para a segunda fase, agora são apenas duas. O FC Porto é um candidato crónico a ser campeão nacional e depois há um lote de equipas, com Feirense, Boavista, Paços de Ferreira, que vão lutar pelo 2.º lugar, que ocupamos neste momento. Vamos defendê-lo com ‘unhas e dentes’”, assevera.

Ficar em 2.º assegura desde logo a manutenção no mais alto patamar das provas nacionais destinadas ao escalão, algo que o dirigente ambiciona, até porque em 2023/24 “vai haver redução do número de equipas”.

Em suma, o coordenador enaltece “o excelente trabalho realizado pelas equipas técnicas, lideradas pelo mister João Alves nos juvenis e pelo mister André Teixeira nos iniciados”. Quer manter as cinco estrelas enquanto entidade formadora, sendo o CD Feirense “o único clube que obteve essa pontuação no distrito de Aveiro na época anterior”.

Ainda na Série B da 1.ª Nacional de iniciados encontram-se AD Taboeira (5.º), SC Espinho (8.º) e AA Avanca (10.º e último). Na Série C, presença de GD Gafanha (4.º) e Anadia FC (8.º).

Sérgio Silva, da AD Taboeira, destaca o “trabalho que vem sendo feito há algum tempo”, mas refere que o clube ficou inserido “numa série forte”, tendo a manutenção no horizonte. “Ficar nos dois primeiros lugares seria fantástico, conseguiríamos desde logo assegurá-la”, partilha.

AD Sanjoanense renasce para os campeonatos nacionais na 2.ª Divisão

Na divisão inferior, a 2.ª Nacional, encontra-se a AD Sanjoanense, a única equipa do clube de São João da Madeira que milita em campeonato nacionais – já não tinha representação a nível nacional há vários anos. Élio Almeida, coordenador da formação, destaca esse facto, afirmando que “foi um regresso que necessitou de um trabalho muito grande”.

Quanto aos sub-15, não esquece que “a maioria dos atletas jogava na 2.ª Distrital” em 2021/22, o que obrigou os dirigentes a reforçarem o escalão. “Sabemos que é um campeonato difícil para uma equipa que está há alguns anos sem competir nos nacionais. Temos de lutar pela manutenção. Nesta primeira fase, não negamos que o objetivo é assegurar a manutenção direta, lutando depois pelo título de campeão, mas sabemos que temos uma série bastante difícil. Mesmo assim, não vamos atirar a toalha ao chão”, garante.

N.d.r.: Artigo atualizado às 17h52 com a inclusão da informação relativa ao Anadia FC, da 1.ª Divisão Nacional de Sub-19.

Fotografia: 
Academia de Futebol SC Beira-Mar

11 de Novembro de 2022
Marcelo Brito
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas