Jogos Europeus Universitários são "momento marcante" para Mica Duarte

“Um dos momentos mais marcantes em termos desportivos da minha vida”. Mica Duarte, capitão do Atómicos, que na época passada subiu ao Campeonato Grande Hotel de Luso, não faz a coisa por menos quando o assunto são os Jogos Europeus Universitários. Afinal, “não é todos os dias que se participa numa competição destas, onde se encontram muitos atletas de top mundial e olímpicos”, diz o ala, de 26 anos, finalista do curso de Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Segunda classificada no último Campeonato Nacional Universitário (CNU), atrás da Universidade do Minho, a equipa conimbricense aponta ao pódio na competição europeia. “As minhas expetativas para este torneio passam por conseguir o melhor resultado possível, e isso passa por tentar entrar no pódio”, adianta Mica, ele que se sente um privilegiado por poder marcar presença na competição.

“No primeiro treino que fiz nos universitários nem sequer imaginava que poderia ser convocado para as jornadas concentradas, quanto mais para os CNU e para os Europeus (EUSA)”, admite, enquanto fala da sua equipa, a qual tem “muita qualidade” e conta “com elementos da 2.ª Divisão Nacional”, um campeonato bem acima do que disputou na época passada. “Sendo eu do escalão distrital, no início deparei-me com algumas dificuldades mas, com trabalho, fui melhorando, e consegui a confiança dos treinadores. Consequentemente, joguei em todas as jornadas concentradas, em todos os jogos dos CNU e, agora, estou a preparar-me para os EUSA”, explica.

Às Universidades do Minho e de Coimbra juntam-se as de Reims Champagne Ardenne (França), Tiblisi (Geórgia), Belgrado (Sérvia), Varsóvia (Polónia), Berna (Alemanha), Poitiers (França), Tampere (Finlândia), Ben-Gurion (Israel), Rhine-Waal (Alemanha), Technion (Israel), Eindhoven (Holanda), Ostrava (República Checa), Málaga (Espanha), Wroclaw (Polónia), Munster (Alemanha), Petro Mohyla (Ucrânia), Oulu (Suécia), Atenas (Grécia) e a Norwegian School of Economics (Noruega).

Tamanha diversidade cultural deixa Mica Duarte expectante. “Ter contacto com outras culturas e outras práticas desportivas só me vai enriquecer enquanto atleta e pessoa”, acredita.

O torneio de futsal masculino dos Jogos Europeus Universitários disputa-se entre os dias 22 e 28 de julho. A Universidade da Beira Interior foi a vencedora da competição no ano passado.

Fotografia
FADU Portugal

18 de Julho de 2018
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas