João Ferreira de pontaria afinada alimenta aspirações do estreante ADEC Futsal

Desde cedo, João Ferreira foi-se habituando a uma vida ocupada. Para lá do futebol, das artes marciais ou, mais recentemente, do futsal, o horário diário foi-se preenchendo com as obrigações profissionais. Hoje, brilha nas quadras juntamente com o trabalho como personal trainer e um part-time numa superfície comercial. “Começo sempre cedo e acabo tarde”, diz o fixo da ADEC Futsal, uma das surpresas da edição 2019/2020 da Liga Census, que tem um plano ambicioso para o ano de estreia na prova: “Toda a estrutura pretende vencer a prova”.

O início de época dá gás a um projeto pensado a médio prazo, cujo objetivo passa por “criar uma equipa e uma estrutura, vencer a Liga Census e tentar, para o ano, seguir para a 2.ª Divisão Distrital”. Com duas vitórias nos dois jogos entretanto realizados, o arranque de temporada “está a ser interessante”, ainda para mais numa equipa que “nunca tinha jogado junta”.

João Ferreira bisou no triunfo por 4-0 diante dos Independentes de Valdágua, um registo que o satisfaz, ainda que “o que interessa é vencer”. Para já, a ADEC Futsal tem-no conseguido, com a particularidade de ainda não ter sofrido qualquer golo nos jogos entretanto disputados. “É um aspeto que o nosso treinador tem vindo a focar. Treinamos muito como defender em bloco”, explica o fixo, para quem o plantel conta com “os dois melhores guarda-redes do distrital que, se calhar, teriam lugar em algumas equipas do Nacional”.

Aos 32 anos, decidiu juntar-se a um “projeto interessante”, depois de ser ter estreado na competição pela Juv Futsal Team, ainda no tempo em que a prova se denominava Liga das Quatro Estações. Na juventude, jogou futebol na Sanjoanense e foi campeão da 2.ª Divisão Distrital pelo Cucujães, em 2007. Era defesa central, mas a vida obrigou-o a deixar os relvados de forma precoce. “Comecei a trabalhar com horários rotativos e não consegui manter”, recorda, ele que acabaria por concluir o curso de Educação Física e Desporto e por se render às artes marciais.

Juventude de Fiães isolada no topo
Para lá do ‘bis’ de João Ferreira, Nuno Oliveira e Tiago Coelho também marcaram na vitória da ADEC Futsal na receção aos Independentes de Valdágua por 4-0.

No topo da tabela segue a Juventude de Fiães, que ganhou na casa do Válega por 7-1. Rui Ferreira e Pedro Garcês bisaram pelo conjunto fianense. Por seu turno, o Salreu bateu o Valdágua por 6-3, num jogo em que Hugo Lameiras e João Santos marcaram por duas vezes pela equipa da casa, tal como Diogo Almeida pelos forasteiros.

Com golos de Tiago Silva, André Silva e Iuri Silva, o Aura FC venceu o Juv Futsal Team por 3-1, resultado que se verificou, igualmente, no triunfo do CRM Murtosa diante do Guilhovai, marcaram João Teixeira, Juan Matos e Pedro Marquinhos.

Fotografia
ADEC. MS Futsal

30 de Outubro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas