"Grito de revolta" ao intervalo vale estreia a vencer do FC Azeméis by Noxae na Liga Placard

Ao 10.º jogo disputado na atual edição da Liga Placard, o FC Azeméis by Noxae alcançou a primeira vitória, que lhe permitiu deixar o último lugar da tabela. O feito foi conseguido na casa do 3.º classificado, o Elétrico, e relança a equipa de Oliveira de Azeméis numa luta que se prevê renhida pela manutenção, o principal objetivo definido para a atual temporada.

No lançamento da época, Ricardo Canavarro, técnico dos oliveirenses, admitia um novo paradigma no clube. Se, no ano passado, a ideia passava por fazer a melhor época de sempre na Liga Placard, os constrangimentos colocados pela pandemia do novo coronavírus obrigaram o clube a baixar a fasquia em 2020/2021. “Tivemos de abrandar um pouco, mas queremos ficar na 1.ª Divisão. É o grande objetivo para esta época”, confessou ao ZeroZero, nas vésperas do arranque da prova.

A aposta da direção foi na contenção financeira, motivada pela crise pandémica, mas a realidade foi implacável e não deu grande margem para que o plano fosse viável. “Num campeonato com esta quantidade de jogos e onde se investiu tanto estávamos uns furos abaixo dos outros”, aponta Ricardo Canavarro, à AFA TV. Depois, a existência de casos positivos de Covid-19 no plantel obrigou ao cumprimento de dois períodos de quarentena, o que levou a uma paragem total de um mês. A conjugação destas realidades motivou alguns retoques numa equipa que “tem sido competente”, mas à qual “tem faltado algum acreditar”.

“A dada altura a equipa vai abaixo psicologicamente”, confessa Ricardo Canavarro, um sintoma que chegou a pairar novamente sobre o FC Azeméis by Noxae em Ponte de Sor. Diante do Elétrico, atual 3.º classificado da Liga Placard, o conjunto de Oliveira de Azeméis adiantou-se no marcador aos 9 minutos, por Ruan Silvestre, mas acabaria por chegar ao intervalo a perder por 3-1. “Fizemos uma boa primeira parte, tirando os últimos três minutos, onde fomos muito abaixo animicamente. Ao intervalo foi dado o grito de revolta. Disse aos jogadores que tínhamos de ser mais incisivos e que tínhamos de ser competentes nos 20 minutos, não apenas em 17”, conta o técnico, e a resposta dificilmente poderia ter sido mais eficaz.

A equipa aveirense entrou na segunda parte determinada em mudar a história do jogo e conseguiu a reviravolta em apenas três minutos. Num jogo de parada e resposta, o Elétrico fez o 4-4 de livre de 10 metros, mas Ruan Silvestre, uma das figuras do encontro, completaria o “hat-trick” pouco depois, fazendo o 5-4. O resultado ficou fechado por Ruben Freire, numa fase em que a equipa da casa atuava com o guarda-redes avançado.

Quebrado o enguiço, o FC Azeméis by Noxae procurará, no domingo, diante da Quinta dos Lombos, dar seguimento ao triunfo de ontem, pese embora as dificuldades que o adversário e o próprio calendário impõem. “Vamos ter de fazer cinco jogos seguidos. Neste momento, temos muito poucos jogadores para jogar, porque temos alguns lesionados e castigados”, lamenta Ricardo Canavarro, para quem, “este campeonato, de verdade desportiva tem pouca” devido à atual sobrecarga competitiva. O objetivo principal passa por ficar na Liga Placard, assegura o técnico, num ano atípico e muito difícil de gerir. “Espero que o Futsal Azeméis ainda vá a tempo, porque merece estar na 1.ª Divisão”, remata.

11 de Dezembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas