FC Macieirense reencontra SC Braga na Taça de Portugal: “Será como David contra Golias mas vamos dar o nosso melhor”

Não treinam, ainda não têm infraestruturas próprias para praticarem a modalidade, mas não se cansam de ganhar na Liga Aveiro de futebol de praia, da qual são, há quatro anos seguidos, a melhor equipa aveirense. Agora, preparam-se para voltar a defrontar o atual campeão nacional e europeu, SC Braga, para a Taça de Portugal. “Sabemos que será como David contra Golias. A diferença é enorme, mas vamos dar o nosso melhor”, promete Paulo Dias, que faz dupla com o irmão gémeo, Rui, no comando técnico do FC Macieirense, equipa que atingiu pelo terceiro ano consecutivo os oitavos de final da Prova Rainha.

O primeiro duelo entre as duas equipas foi um momento marcante na história do clube de Macieira de Sarnes, freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. “Todos os anos, no dia 15 de agosto, publicámos um pequeno resumo do jogo nas redes sociais para recordar essa memória”, conta Paulo Dias, que guarda com especial carinho a gravação desse encontro, que foi transmitido pelo Canal 11. “As duas equipas tiraram uma fotografia juntas. Alguns jogadores ainda pediram a camisola ao Léo Martins, ao Bê Martins e a outros jogadores, mas eles disseram que não a podiam dar”, recorda o treinador.

Dois anos depois, FC Macieirense e SC Braga voltam a encontrar-se na Taça de Portugal e pouca coisa mudou desde então. Os bracarenses continuam a dominar a modalidade a nível continental, enquanto os aveirenses, que na primeira eliminatória da prova afastaram a 'vizinha' AD Santiais, vão acumulando títulos na Liga Aveiro. “É sempre especial defrontar uma equipa desta dimensão. Seria como se jogássemos com o Benfica ou o FC Porto no futebol”, nota Paulo Dias, que mesmo “sabendo de antemão que a derrota é 99,99% certa”, garante que a equipa vai dar “o melhor para representar o clube, o concelho de Oliveira de Azeméis e o distrito de Aveiro da melhor forma”. “O jogo começa 0-0 e tudo pode acontecer. Temos de ter respeito, mas também de demonstrar que não estamos ali só para participar”, completa.

No Campo dos Desportos da Praia do Fontelo, em Viseu, palco que recebe o encontro, no próximo domingo (16.30 horas), são esperadas, pelo menos, duas dezenas de adeptos do FC Macieirense, que vão fazer a viagem juntamente com a equipa, no autocarro do clube. “Muitos outros também deverão ir ver o jogo. A equipa já cria uma certa empatia nos adeptos”, sente o técnico, que confessa estar a viver “mais um momento de alegria, como treinador e dirigente do clube, por ver a equipa a ter sucesso”.

“Mesmo que venha a ser uma derrota robusta, como há dois anos (15-3), será um momento marcante. Era o nosso sonho depois do sorteio, foi concretizado e agora vamos dar o nosso melhor para dignificar o emblema que representamos”, remata.

Um caso de sucesso mesmo sem treinar
Numa freguesia situada a mais de 15 quilómetros da costa, não deixa de impressionar o currículo do FC Macieirense, “a única equipa que participou em todas as edições da Liga” de futebol de praia de Aveiro. Nas oito já realizadas, foi a melhor equipa aveirense em cinco delas, numa competição criada em 2015, ano em que a cidade de Espinho acolheu o Campeonato do Mundo.

“No primeiro ano, tivemos quatro derrotas e uma vitória. Foi uma experiência. Depois, fomos evoluindo”, explica Paulo Dias, sublinhando que o atual plantel conta ainda com seis jogadores que disputaram a primeira edição do campeonato distrital e que estão “nos cinco títulos” conquistados pelo FC Macieirense.

O plantel é exclusivo para atletas que já jogaram oficialmente pelo clube e, “por incrível que pareça, desde que a equipa foi criada nunca fez um treino”, conta o técnico. “Chegámos aos dias de jogo e jogamos. A preparação é mais a nível mental. Conhecemos os adversários e tentamos metalizar-nos para os jogos. Treinar, treinar, nunca aconteceu”, contextualiza.

O facto de não existirem infraestruturas adequadas para a prática de futebol de praia nas redondezas é uma das principais justificações para essa realidade, mas o clube está perto de solucionar essa questão. “O Macieirense está a construir um campo de futebol de praia. Se tudo correr bem, no próximo ano já será diferente. Já poderemos treinar e preparar os jogos da melhor forma”, diz Paulo Dias.

A equipa de Macieira de Sarnes é a melhor do distrito há quatro edições consecutivas, ainda que tenha perdido as duas últimas finais da prova para a Academia Sport Elite, do distrito de Braga. “Temos tido uma pontinha de sorte, que um dia não há de acontecer, pelo contexto de família, união, compromisso e entrega” que existe no grupo, salienta o treinador do FC Macieirense.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

26 de Julho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas