Diana Piolho fecha época marcante como MVP do Distrital de futsal feminino

A ponta final de campeonato avassaladora de Diana Piolho, com oito golos apontados nas últimas três jornadas, não passou despercebida às capitãs das equipas que participaram no último Campeonato Distrital de futsal feminino, as quais elegeram a pivot do Futsal Azeméis como a Melhor Jogadora do Ano. Num “cinco” eclético, apenas dois clubes não estão nele representados.

Não é que Diana Piolho tenha demorado a calibrar a pontaria, uma vez que, à 4.ª jornada, já levava seis golos apontados. Só que seguiu-se uma longa travessia no deserto, que durou perto de um mês, que a afastou do topo da lista das melhores marcadoras do campeonato. No entanto, nas derradeiras três jornadas, a pivot do Futsal Azeméis reencontrou-se com os golos, de tal modo que fecharia a prova no segundo lugar das artilheiras da competição, a um golo de distância de Nela Lage, do Lustânia de Lourosa B. À AFA TV, Diana Piolho admitiu ter vivido “o melhor ano de todos”, ela que reencontrou em Oliveira de Azeméis a paixão pelo futsal.

A jogadora, de 27 anos, recebeu três nomeações para o prémio de MVP da temporada, mais duas do que Sara Oliveira (GD Gafanha), Susana Rodrigues (CD Tarei) e Daniel Sousa (ARCA). Curiosamente, nenhuma destas três atletas surge no 5 ideal da época 2019/2020.

A baliza é ocupada por Tânia Paiva, que alinha no Lusitânia de Lourosa B, a segunda defesa menos batida da competição, com 17 golos sofridos. Melhor só o campeão GD Gafanha, que consentiu apenas seis. À sua frente, na posição de fixo, surge Mónica Cabral, do São Pedro Castelões. Com passagens por Lusitânia de Lourosa, Novasemente GD e CCR Maceda no currículo, a atleta, de 28 anos, foi uma das indiscutíveis na equipa de Laurentino Lima, tendo apontado dois golos no campeonato.

Quanto às alas são ocupadas por Nela Lage (Lusitânia de Lourosa B) e Inês Garrelhas (GD Gafanha). A primeira foi a melhor marcadora do Distrital, com 14 golos, fator que a fez sair por cima do desempate com a companheira de equipa Joana Coelho e Ana Pires (GD Gafanha). Aos 29 anos, a atleta decidiu regressar ao futsal depois de seis épocas no futebol, ao serviço de AD Ovarense e FC Cesarense. Quanto a Inês Garrelhas é uma das esperanças do futsal feminino aveirense. Apesar dos seus 16 anos, participou em nove dos dez jogos disputados pelo GD Gafanha no campeonato, tendo apontado nove golos. Foi ainda uma das atletas convocadas para a seleção de Aveiro que participou no Torneio Interdistrital Sub-17, disputado em Viseu, no mês de fevereiro.

O Campeonato Distrital de futsal feminino foi uma das poucas competições da Associação de Futebol de Aveiro que foram concluídas dentro da normalidade. Disputadas entre outubro de 2019 e janeiro deste ano, as dez jornadas da prova consagraram o GD Gafanha como o novo campeão de Aveiro, tendo a equipa orientada por Manuel Almeida conquistado, ainda, a Taça distrital. Só faltou disputar a Supertaça, que acabaria cancelada pela pandemia de Covid-19.

O 5 do Ano e a distinção da Jogadora do Ano foram definidos a partir das escolhas das capitãs de todas as equipas que participaram na última edição do Campeonato Distrital, que tinham como única regra não poderem escolher atletas da sua própria equipa. As votações podem ser consultadas na galeria em baixo.

27 de Maio de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas