Antevisão e análise do Campeonato SABSEG por Sérgio Oliveira

Terminada a 3.ª jornada do Campeonato SABSEG, três dos líderes, Ovarense, Pampilhosa e União de Lamas, venceram pela margem mínima e nos derradeiros minutos os seus encontros. A exceção foi o restante líder, o São João de Ver, que venceu o irreconhecível Bustelo por uns esclarecedores 3-0. Mantém-se, desta forma e desde a primeira jornada, o pelotão da frente com o protagonismo a recair na Ovarense, por se tratar, obviamente, da única equipa que subiu da 1.ª Divisão Distrital. O Avanca, com uma deslocação difícil, foi a Castelo de Paiva vencer a equipa local por 0-2, enquanto Alba, Cucujães, Carregosense e Fiães estrearam-se a vencer na presente edição.

O destaque

De semana em semana, tenho destacado que o São João de Ver é o principal candidato à conquista do Campeonato SABSEG. Embora estejamos numa fase embrionária da época, os números confirmam essa tese. São oito golos marcados e zero sofridos, numa clara demonstração de força e qualidade de todo o coletivo da equipa de Ricardo Maia. Esta semana a ‘vítima’ foi o Bustelo.

O União de Lamas e o Pampilhosa são, neste momento, as equipas que melhor se perfilam para ombrear com os ‘malapeiros. Valendo-se do instinto de Lima e do portento físico que é Diogo André, o Pampilhosa tem apresentado um entrosamento pouco comum para uma equipa com algumas mexidas no plantel. O adversário desta semana foi o recém-promovido São Vicente Pereira que, apesar da estreia na Divisão de Elite, tem um plantel formatado para ganhar em qualquer campo. Mérito para o excelente trabalho do jovem treinador, João Pedro, pela forma como tem a máquina oleada.

No caso dos ‘lamacenses’, eles contam com um amigo e velho conhecido do nosso campeonato, Mário. Não é só o facto de se ter estreado a marcar esta semana, pois todos conhecemos o génio que nele habita e do que é capaz. Já na expressiva vitória do União de Lamas na 1.ª jornada (5-1), foi Mário quem, de régua e esquadro nos pés, assistiu por três vezes o costa-marfinense Balla. Poderá, se juntarmos o regressado Joca, acontecer muitas vezes o que aconteceu no passado domingo. Golos e vitórias!

A antevisão
Emoções à flor da pele, rivalidade e incerteza no resultado são ingredientes que vão estar, certamente, presentes na próxima jornada do Campeonato SABSEG. Realço a deslocação do Pampilhosa ao reduto do Avanca, num confronto que se prevê equilibrado. A equipa da casa quererá interromper a invencibilidade dos ‘ferroviários’ que, por sua vez, pretendem continuar no topo do campeonato. E há ainda mais um aliciante: o duelo entre dois jovens treinadores de qualidade!

Outro destaque da jornada será a receção do São Vicente Pereira ao União de Lamas. A equipa de Ricardo Nascimento parte como favorita, mas tem uma deslocação de grau de dificuldade elevado. Somando vitórias no mesmo número de jogos, em Santa Maria de Lamas só se pensa na vitória! Não só para dar continuidade aos bons resultados mas, sobretudo, para não perder o comboio da frente. Do outro lado, os ‘vicentinos’ ainda não conhecem o sabor da vitória e pretendem demonstrar que têm bases para competir com os gigantes da Elite de Aveiro.

Destaque ainda para o duelo entre Bustelo e Estarreja, no qual pela primeira vez os da casa partem como favoritos, e para a receção do Canedo ao Esmoriz, com a equipa de Santa Maria da Feira a pretender dar mostras (finalmente) do real valor do seu plantel.

27 de Setembro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas