Antevisão e análise de Sérgio Oliveira e José Alexandre Silva ao Campeonato SABSEG


Zona Norte: Eficácia dita leis
Na teoria, a história desta segunda jornada da zona Norte do Campeonato SABSEG foi quase uma réplica da história da jornada anterior: cinco jogos, duas vitórias (pela margem mínima), três empates e zero discussões. Ponto forte: a vitória do CF União de Lamas. As razões são simples.

A regra primordial do futebol continua a ser de que ganha quem marca mais golos e a equipa de Luís Miguel Martins fê-lo pela segunda jornada consecutiva. Com maior ou menor dificuldade, isso já é outra questão. A vitória por 1-2 em Esmoriz vale o comando da prova e, embora, numa primeira fase, o objetivo sejam os primeiros quatro lugares, o estado anímico de quem lidera é sempre diferente.

Um GDSC de Alvarenga, já com Milton no onze mas ainda privado de Artur, venceu na visita ao terreno do FC Cesarense, desbloqueando a estratégia de Bruno Magno Grave (vitória por 0-1) e beneficiando do empate em Fiães. O 2-2 no Bolhão, entre duas das melhores equipas do campeonato (Fiães SC e São Vicente Pereira), colocou a nu algumas fragilidades defensivas de parte a parte, pois se, por um lado, a formação de Ovar é a equipa que mais marca, també é, em contraponto, a que mais sofre. E o mesmo se aplica à formação de Pedro Alves. Nestas andanças, com a letalidade de avançados como Batistuta, Emanuel Alves e João Carvalho, só para dar alguns exemplos, não se pode facilitar.

Ainda com a cicatriz aberta da jornada anterior, o SC Paivense de Carlos Manuel foi ao terreno do AC Cucujães em busca dos três pontos mas, possivelmente, não contava com tantas dificuldades do lado oposto. O golo aos 80 minutos do inspirado Tiago Oliveira foi como deixar a ferida ainda mais “em carne viva”, e a verdade é que a formação agora liderada por Zé Carlos esteve a um passo de o conseguir. Porém, Ginho, nos descontos, estancou a hemorragia e voltou a demonstrar uma competitividade que não me surpreende.

No outro empate da jornada, entre CD Paços de Brandão e JD Carregosense, o equilíbrio voltou a ser nota predominante. A equipa de André Teixeira estreou-se na presente edição, é um facto, mas ficou provado (uma vez mais) que o salto para um campeonato mais exigente não amedrontou a turma da "Briosa". Pelo contrário.

Antevisão da próxima jornada da zona Norte
É muito cedo para jogos decisivos, mas sou apologista de que as vitórias no arranque da competição dizem muito do que será a época de uma equipa.

Neste sentido, o SC Paivense recebe o CD Paços de Brandão num jogo de foro psicológico tremendo para a equipa de Carlos Manuel. A praticar um futebol positivo, a equipa de Cláudio Maciel quererá dar continuidade às boas exibições sabendo que a pressão estará do lado da equipa da casa. Um dos jogos da jornada.

Outro jogo que gostaria de destacar coloca frente a frente o Canedo FC e o AC Cucujães. Sabendo que existe a possibilidade de ser a única equipa a igualar o registo do CF União de Lamas, a formação de Miguel Rapinha não enjeitará essa hipótese. No entanto, do outro lado, e à semelhança do que foi enquanto jogador, estou em crer que a mensagem de Zé Carlos é ambiciosa, o que faz deste AC Cucujães um clube com uma alma diferente relativamente à época transata.

Por último, e na antecâmara da difícil visita ao GDSC de Alvarenga, a receção do CF União de Lamas ao FC Cesarense. A turma de Luís Miguel Martins parte como favorita e poderá estrear o reforço que contratou esta semana. Bruno Magno Grave terá a difícil missão de contrariar esse favoritismo, mesmo sabendo que no futebol não há impossíveis. O resto é magia!

Zona Sul: O orgulho ferido da AA Avanca e etapa exigente do Oliveira do Bairro SC
A beleza do futebol está na possibilidade sempre presente do resultado inesperado, mostrando que nem sempre quem é teoricamente mais forte consegue alcançar o que é considerado como mais normal, que é ganhar. No último domingo, a vitória do Avanca sobre o Pampilhosa, por 2-1, é reflexo disso mesmo. Depois de sair vergada ao peso de uma goleada em Oliveira do Bairro, a Atlética de Avanca jogava mais que três pontos, é certo. Jogava também o brio e o orgulho.

A arrancada forte do Oliveira do Bairro teve a segunda etapa, esta de montanha tais as dificuldades esperadas, na deslocação à LAAC. A vitória e os três pontos conquistados pela equipa de Cajó foi como que subir à Torre e vencer no último fôlego. Pelo meio, Everson Natal falhou um penalti, mas alcançou, com um golo de bom nível, a redenção na segunda parte. Vida difícil para a formação de Aguada de Cima, que tarda em justificar o investimento feito na construção do plantel.

Nos restantes jogos, nada de novo. A vitória difícil da Ovarense frente a um Bustelo forte no processo defensivo não surpreende, assim como a deslocação triunfal do Fermentelos na Gafanha. O projeto forte dos Pimpões, com a continuidade do treinador e da quase totalidade do plantel, dava garantias mesmo jogando em casa do adversário. O Gafanha mostrou debilidades e espera a Ricardo Suíço uma tarefa quase hercúlea. Uma coisa é certa, por muito bom que seja o treinador e as condições de trabalho de muita qualidade, ninguém faz omeletes sem ovos. O empate do Alba em casa, a zero, com o Estarreja, também não surpreendeu, ainda que fosse expectável que os forasteiros fizessem mais, principalmente em vantagem numérica.

Antevisão da próxima jornada da zona Sul
O próximo fim de semana é muito prometedor, fruto dos encontros entre os principais candidatos, entre equipas a precisar de ganhar e pelos dois dérbis sempre interessantes de seguir. Em Estarreja, a equipa da casa recebe um Avanca agora mais tranquilo. A qualidade do jogo está, como sempre naquele campo, a depender muito do estado do relvado, devido à chuva. O jogo marca, também, o reencontro de Rui Valente, timoneiro do Estarreja, com o Avanca, num momento certamente de alguma emoção para o responsável técnico.

Por falar em reencontros, este no entanto não é inédito, Ricardo Suíço vai com o seu Gafanha à Vista Alegre, num jogo de caráter fundamental para a sua equipa, contra um Talé que folgou na última jornada, mas que precisa de fazer da Murteira a fortaleza habitual na luta pelos objetivos da manutenção.

A deslocação do Alba ao terreno do Fermentelos, que abre a jornada no sábado a noite, vai permitir aquilatar do momento de forma da equipa da casa e da necessidade que a formação de Paulo Matos tem de ir em busca da primeira vitória. O Fermentelos está mais tranquilo e, por isso, parte em vantagem.

O confronto entre o Pampilhosa e a LAAC é crucial para as duas equipas, que vêm de derrotas. Num campeonato curto, todos os pontos são fundamentais. Em casa, o Pampilhosa é sempre favorito, mas para a LAAC de Daniel Martins a derrota pode significar uma margem muito complicada de gerir na luta pelos quatro lugares cimeiros. Oliveira do Bairro e Ovarense têm tudo para proporcionar um espetáculo de muita qualidade. Equipas técnicas fortes, jogadores ambiciosos e qualidade e confiança nos processos adquiridos. É um resultado difícil de prever, mas, para mim, os "vareiros" são um tudo ou nada favoritos.

*Entretanto, o jogo entre o CF União de Lamas e o FC Cesarense foi adiado.

25 de Setembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas