Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por Sérgio Oliveira

A jornada
O Bustelo foi o grande prejudicado da segunda jornada do Campeonato SABSEG, ao perder, em casa, frente ao União de Lamas. A equipa de Miguel Oliveira ainda não pontuou no campeonato e fica a seis pontos de distância para o pelotão da frente. A jogar em casa, Avanca, São João de Ver, Ovarense e Estarreja confirmaram o favoritismo e, com maior ou menor dificuldade, venceram os seus encontros. Em estreia na edição 2019/2020, Gafanha e Esmoriz também venceram, sendo que a turma da 'Barrinha' venceu de forma categórica em Oliveira do Bairro. O único empate da jornada aconteceu em São Vicente Pereira, frente ao Paivense, num jogo com duas partes totalmente distintas.

O destaque
Positivamente, o destaque recai na expressiva vitória do Esmoriz em Oliveira do Bairro. A equipa do concelho de Ovar parece, ano após ano, ser perita em criar algum suspense. Isto porque nunca se sabe, em concreto, o que esperar do seu conjunto. Com um franco mau desempenho na pré-época, e com as mexidas prematuras na equipa técnica, previa-se um arranque envergonhado da equipa de Migueli. Porém, e à semelhança de anos anteriores, o Esmoriz surpreendeu e "obriga-nos" a recuar à época 2016/2017 em que, sob o ímpeto do Koneh e companhia, fez um percurso memorável.

Com plantéis que se perfilam para navegar em lugares cimeiros da tabela classificativa, Bustelo e Fiães têm zero pontos à segunda jornada. São, naturalmente, destaques negativos. No entanto, saliente-se, existem aqui paradigmas diferentes. O Bustelo, exemplarmente orientado pelo Miguel Oliveira, iniciou a época com um compromisso exigente para a Taça de Portugal o qual, recordo, passou com distinção. Seguiram-se duas jornadas complicadas contra equipas de topo deste campeonato. As duas derrotas foram pela margem mínima e nos instantes finais dos encontros. Já o Fiães, igualmente com dois jogos complicados, tem uma média de quatro golos sofridos por jogo. Numa primeira abordagem, dá a sensação de que não teve argumentos para discutir o(s) resultado(s). Volto a referir, e com total convicção, que o Fiães tem valores individuais para muito melhor. Importa, neste momento, utilizar esses mesmos valores em prol de um coletivo.

A antevisão
O prato forte da jornada é, sem dúvida, o regressado dérbi vareiro entre Esmoriz e Ovarense, para além da receção do São João de Ver ao Bustelo. Na Barrinha, o dérbi será apimentado pelo bom momento que vivem os dois clubes. O conjunto «alvinegro» encontrará um grau de dificuldade diferente daquele que teve nas duas primeiras jornadas. Será, creio, um teste à capacidade de afirmação da equipa de Tiago Leite no Campeonato SABSEG. Já o Esmoriz quererá, perante os seus adeptos, demonstrar que o expressivo resultado na jornada anterior não foi obra do acaso. Em caso de vitória, e com um jogo a menos, iguala o análogo de Ovar.

O Bustelo, com o último desaire em casa, marca um dos piores arranques na Divisão de Elite. A capacidade de reação da turma de Oliveira de Azeméis estará em causa na difícil (mais uma) deslocação a São João de Ver que, por sua vez, quererá dar continuidade aos bons resultados e fazer jus ao estatuto de principal candidato à conquista do campeonato. Destaque ainda para a difícil deslocação do motivado Avanca, de Cajó, ao terreno do Paivense e para a visita do São Vicente Pereira a Pampilhosa. Nesta ronda, e atendendo ao grau de dificuldade, penso que a liderança a quatro tem fortes probabilidades de se desfazer.

Sérgio Oliveira
(Pirata)

20 de Setembro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas