André Silva continua a vestir a "Kapa" de goleador no futebol popular de Espinho

Durante a adolescência, André Silva foi alimentando uma paixão pelas bicicletas, a qual lhe valeu a alcunha de KX. Entretanto o X caiu, ficando conhecido no futebol como André Kapa, um avançado com dotes de goleador, que completou uma ‘manita’ na recente vitória da Quinta de Paramos na 1.ª Divisão do futebol popular de Espinho. “Golos? Quantos mais, melhor, mas o objetivo principal é ser campeão”, garante.

Quando era mais novo, André adorava bicicletas, sobretudo as de downhill, a modalidade que mais apreciava. “Os meus pais não tinham recursos para a poder praticar, porque é um desporto bastante caro”, lembra, mas isso não o impediu de se inscrever numa prova, tinha então 16 anos. Em seu redor, André via os seus adversários em cima de bicicletas “de 5 ou 6 mil euros”, enquanto ele não largava a sua KX… de 100 euros.

“A partir daí, começaram a chamar-me de KX”, alcunha que se foi abreviando com o passar dos anos. “No futebol, ficou André Kapa”, um nome que é sinónimo de golos no futebol popular de Espinho. Na época passada, marcou 14 pelo Esmojães, números que convenceram a Quinta de Paramos a juntá-lo a Miguel Oliveira no ataque. “Fomos para lá com o objetivo de sermos campeões”, salienta André, que demorou seis jogos para se estrear a marcar na atual temporada.

“Estava a ter um início de época complicado”, admite, mas nos desafios mais recentes “andava a cheira o golo”, que acabou por aparecer, em doses industriais, no último sábado. “’Hat-tricks’ já tinha feito alguns, mais do que isso foi a primeira vez. É uma sensação muito boa”, assume André Kapa, de 30 anos, recordando os cinco golos apontados no duelo com as Estrelas Divisão.

A Quinta de Paramos venceu por 11-0, um resultado que se explica pela forma como a equipa abordou o jogo. “Entrou o primeiro, o segundo, o terceiro, mas continuámos a jogar como se estivesse 0-0”, explica o avançado, que viu o companheiro de setor, Miguel Oliveira, também marcar por cinco vezes. “O instinto matador já era reconhecido em ambos”, explica André, que não se desvia dos objetivos coletivos.

Apesar de o clube já ter perdido “seis pontos muito importantes, o moral da equipa não foi abaixo”. “Temos um grupo muito forte e o objetivo mantém-se. Ninguém o nega, queremos lutar até ao fim pelo título”, remata o avançado.

Trio da frente não desarma na 1.ª Divisão
A Quinta de Paramos segue na terceira posição da tabela classificativa, a qual continua a ser liderada pela Corga de Silvalde, que bateu o Rio Largo por 6-0. Ruben Gomes, que completou um ‘hat-trick’, foi a figura do encontro. Na segunda posição está o GD Ronda, que venceu os Magos de Anta por 4-0, num jogo em que Bruno Silva bisou.

Esmojães e Novasemente empataram a uma bola, resultado que se verificou, igualmente, no duelo entre Outeiros e Regresso. Por fim, o Cantinho da Rambóia derrotou as Águias de Paramos por 2-0, valeram os golos de Rafael Rocha e João Vieira.

Na 2.ª Divisão do futebol popular de Espinho, as Estrelas Ponte de Anta seguraram a primeira posição após o triunfo, por 5-1, diante do Morgados Paramos. Bruno Ferreira bisou, tendo José Teixeira e Josué Ferreira igualmente marcado pelo líder, que beneficiou, ainda, de um autogolo. Pelos visitantes reduziu Vítor Reis.

A um ponto de distância do trono segue a Juventude Estrada, que derrotou o Guetim por 2-0, marcaram Diogo Dias e Ruben Meneses. A fechar o pódio está o Idanha, que derrotou o Cruzeiro de Silvalde (1-0) graças ao tento solitário de Orlando Valente.

Estrelas Vermelhas e Lomba Paramos empataram a zero, numa ronda em que o Desportivo Ponte de Anta bateu o Bairro Ponte de Anta por 4-1. Alírio, que bisou, e Bento Martins marcaram pela equipa da casa, que viu um adversário marcar na própria baliza.

Fotografia
Direitos Reservados

18 de Dezembro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas