AFA decide cancelar campeonatos e taças distritais da formação ainda por concluir

Depois de, ontem, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter decidido dar por concluídas as competições nacionais de futebol e futsal de formação, sem atribuição de campeões nem despromoções, a direção da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decidiu cancelar, com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos, relativos à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas ou descidas, nem designação de um campeão.

A deliberação da AFA mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão dos campeonatos agora determinada, com os respetivos títulos atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.

“Nenhuma deliberação a tomar seria boa para os agentes desportivos e para o saudável desenrolar das competições. Todavia, a AFA entende ser esta a solução adequada”, pode ler-se no comunicado emitido por aquele organismo, no qual é explicado que “a pandemia provocada pela Covid-19 não deverá dar tréguas nos próximos três meses, ou seja, antes do final da época desportiva”, sendo que esse período deverá ser reservado para “a eventual conclusão intensiva do ano letivo dos jovens”.

“Em primeiro lugar está a saúde dos nossos jovens e das respetivas famílias”, defende a AFA, para quem “o principal objetivo dos campeonatos de formação será sempre a promoção da prática desportiva e a formação cívica dos jovens, num contexto desportivo e de valorização do trabalho em equipa”. Como tal, e “não sendo esta uma solução que possa agradar a todos”, os responsáveis lembram que “ninguém aprova a pandemia da Covid-19”, pelo que “devemos manter-nos unidos nesta luta, para que, rapidamente, tudo volte à normalidade e com mais força”.

28 de Março de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas