Ricardo Dias passou de central a ponta de lança e tem mostrado pontaria afinada no Valonguense

A necessidade aguça o engenho e, pela amostra, Ricardo Dias tem-se sentido confortável no papel de socorrista no Valonguense. À falta de avançados, o treinador fez o defesa central avançar para a outra extremidade do terreno e o impacto foi imediato. Afinal, foram dele os dois golos que valeram o triunfo diante do Paredes do Bairro (2-1), na 25.ª jornada da Série B da 2.ª Divisão Distrital. “As coisas têm corrido bem”, confessa o atleta, que aponta ao quarto lugar da tabela como objetivo para o clube em 2018/2019.

Formado no emblema de Valongo do Vouga, o qual representa há onze temporadas consecutivas, não se pode dizer que a posição de avançado seja totalmente estranha a este central de formação. “Já houve alguns treinadores que me utilizaram a ponta de lança em períodos finais dos jogos. Até já fiz uma época completa a ponta de lança, nos primeiros anos de sénior. Ela correu bem, fiz bastantes golos”, recorda, ele que já marcou por cinco vezes na presente temporada.

Os dois últimos remates certeiros permitiram ao Valonguense derrotar o Paredes do Bairro, por 2-1. Foram mais três pontos numa caminhada que, espera Ricardo Dias, poderá levar o clube ao top 4 da tabela, o principal objetivo até ao final da temporada. “A nível coletivo, as coisas não estão a correr como esperávamos. Tivemos muitos resultados maus, principalmente em casa”, cuja explicação tem alguns “golos sofridos em situações um bocado estranhas” na equação.

Aos 34 anos, o defesa acredita que o Valonguense pode voltar a ser o que já foi num passado não muito distante. “O clube chegou a andar nos nacionais várias épocas. As coisas são mais complicadas do que há alguns anos, porque não há o dinheiro que havia noutros tempos, mas tenho esperança”, remata.

Líder da Série A derrotado em Nogueira do Cravo
No topo da Série B da 2.ª Divisão Distrital segue a LAAC, que venceu a equipa B do JuveForce por 8-2. Rui Horta e Luís Barreto bisaram pelo conjunto de Aguada-de-Cima.

O CRAC, que é segundo classificado, ganhou na Ribeira da Azenha (3-1), com golos de Luís Fernandes, Alexandre Harada e José Galante, tendo Frederico Pereira reduzido pelos locais.

Um golo de Valter Andrade permitiu à União Desportiva de Bustos derrotar o Vaguense, enquanto Calvão bateu o Pessegueirense por 4-0, bisaram Diogo Pinto e Miguel Oliveira.

O Vila Nova de Monsarros levou de vencida o Águas Boas (3-1), e o Sosense bateu, pela margem mínima, o Bom-Sucesso (1-0). Leandro Neves apontou o único golo do jogo.

Carqueijo e Mamarrosa não saíram do nulo, numa ronda em que o Santo André derrotou o CD Luso por 5-3. Fábio Carvalho bisou pelo conjunto de Vagos.

Na Série A, o primeiro colocado, Pinheirense, foi derrotado pelo Real Nogueirense (3-0), num jogo em que José Ferreira celebrou por duas vezes, tendo Rúben Moreira fechado as contas do desafio.

A Geração RD não aproveitou na totalidade o deslize do líder, ao empatar sem golos na receção ao Fermedo, enquanto o São Roque cedeu uma igualdade, a duas bolas, em Santiais. Bruno Oliveira adiantou os visitantes, Tiago Fragoso e Rodrigo Soares deram a volta, mas Cristiano Moreira, perto do fim, salvou os oliveirenses do desaire.

Em Válega, o Sanguedo perdeu por 1-0, marcou Samuel Barge, e o Romariz triunfou nas Caldas de São Jorge (2-0) graças ao “bis” de Dani.

Com Paulo Tavares em plano de evidência, ao completar um “hat-trick”, o Macieira de Cambra derrotou o Tarei, por 4-0, enquanto o Nogueira da Regedoura venceu na casa do Milheiroense por 5-2, num jogo em que Fábio Sousa e Rúben Machado bisaram.

Rocas do Vouga e Vila Viçosa empataram a três bolas, e o Relâmpago Nogueirense venceu na visita ao reduto do São Martinho, por 1-0.

Fotografia
Direitos Reservados

28 de Março de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas