Rafael Sona “disparou” antes do meio-campo na vitória do Válega na 2.ª Divisão Distrital

Na visita ao reduto do Milheiorense, Rafael Sona aliviou a bola a cerca de 60 metros da baliza contrária com o intuito de limpar um lance de perigo, mas esta acabaria por entrar no ângulo, naquele que foi o primeiro golo do defesa do Válega no futebol sénior, contribuindo para o triunfo da sua equipa por 3-0, na 10.ª jornada da zona norte da 2.ª Divisão Distrital. Este foi, também, o quinto jogo consecutivo do emblema de Ovar sem sofrer no campeonato, um registo notável.

O jogador, de 20 anos, admite a surpresa quando viu a bola entrar na baliza do Milheiroense, confessando que queria apenas afastar o perigo para longe da sua área. “A bola sobrou-me depois de uma disputa entre dois jogadores. Queria tirá-la da nossa zona defensiva e, quando a chutei, apenas quis aliviá-la. Foi o Pedro, meu colega de defesa, quem me disse que ia ser golo. Quando olhei para a baliza, vejo a bola a entrar no ângulo”, recorda, ele que começou a jogar futebol nos juvenis do Furadouro, terminando a formação no Válega, onde chegou a jogar na equipa principal quando ainda tinha idade de júnior.

Rafael Sona estreou-se a marcar no futebol sénior. Até por aí, aquele foi um momento especial, mesmo que não tenha sido o primeiro em que acertou na baliza adversária de longa distância. “Curiosamente, já tinha marcado um golo antes do meio-campo quando jogava na equipa de juniores, mas este é o meu primeiro golo enquanto sénior. Foi especial, porque já estava há três anos à espera que isto acontecesse. Os meus colegas disseram que me enganei, mas também que foi um golo fantástico”, conta, exortando ainda o bom desempenho defensivo da sua equipa, que não sofreu qualquer golo nas últimas cinco jornadas. “A nossa consistência defensiva não acontece por acaso. A equipa defende toda bem e a linha defensiva está muito entrosada. Temos defendido tudo e a equipa está muito unida”, explica.

O defesa acredita que o Válega pode chegar a um lugar de destaque na zona norte da 2.ª Divisão Distrital. “Estamos a fazer uma excelente época e espero que a equipa termine entre os primeiros quatro lugares. Acredito que podemos aproveitar o fator surpresa para subir na tabela, porque muitos clubes não estavam a contar com o desempenho do Válega”, refere.

Valonguense mantém liderança na zona sul
Além do golo de Rafael Sona, os tentos de Samuel e Rendilheiro também contribuíram para o triunfo do Válega na visita ao Milheiroense (3-0). Ainda na zona norte, a Florgrade manteve a liderança mercê do triunfo no reduto do Relâmpago Nogueirense por 4-0, com um “hat-trick” de Diogo Guerra e um golo de André Silva.

Já o Nogueira da Regedoura bateu o Tarei por 5-0, com os tentos de Óscar Ferreira, Wilson Santos, Tiago Ribeiro, Adriano Rodrigues e Fábio Sousa. O Lusitânia de Lourosa B também venceu por números expressivos, derrotando o Santiais por 7-0, com golos de Ricardo Patrão, Filipe Guerra, João Oliveira, Tomás Silva e Pedro Pereira, que perfez um “hat-trick”.

Em destaque na 10.ª jornada esteve o São Martinho, que conquistou a primeira vitória na prova ao derrotar o Macieira de Cambra por 4-2, com golos de Carlos, Fábio Rocha, Sammy e Joel. A jogar em casa, o Mosteirô FC triunfou sobre o Vila Viçosa por 3-0, marcando por Flávio Oliveira, Vítor Andrade e beneficiando de um autogolo, enquanto o Fermedo derrotou o Sanguedo por 4-2. A formação de Arouca esteve sempre na frente do marcador, com golos de Bruno Oliveira, Stephane, Emanuel Sol e Mauro Rocha, tendo os forasteiros reduzido por Flávio Silva e Carlos Borges.

O duelo entre o Romariz e o Real Nogueirense terminou empatado a dois golos. Os visitantes inauguraram o marcador por João Pinheiro, mas Daniel Vieira restabeleceu a igualdade para o Romariz. António Rebelo colocou novamente o Real Nogueirense na frente, mas a formação de Santa Maria da Feira chegaria ao empate com um tento de Tiago Resende. Já o jogo entre o Caldas de São Jorge e o Lobão foi agendado para o dia 29 de dezembro.

Na zona sul, o Valonguense triunfou sobre Ribeira de Azenha (4-1) e mantém a liderança. Os golos da vitória foram apontados por Pedro Pires, Joel Arede, Marcelo Santos e Alexandre Pinho, com Matheus Pereira a reduzir para os visitantes. Já o JuveForce foi a única equipa a vencer fora de portas na 10.ª jornada, triunfando no reduto do Sosense por 4-0, com tentos de Arthur Pereira, Xavier Neto, Guilherme Matos e João Ramos. Quanto ao Mealhada bateu o Águas Boas por 3-0, com os golos de Alexandre Costa, Cristiano Pires e Diogo Rocha.

A jogar em casa, o Rocas do Vouga venceu o Famalicão por 2-0, mercê dos tentos de Lázaro Oliveira e Rui Pina, enquanto o Aguinense derrotou o Mamarrosa, em casa, por 2-1, com golos de Hugo Coelho e Marc Mucha, sendo que Rafael Carvalho apontou o tento de honra dos forasteiros. Resultado idêntico verificou-se no triunfo do Bustos sobre o Bom-Sucesso, com golos de João Fernandes e Guilherme Alves, tendo João Santos reduzido para os visitantes.

Carqueijo e Vila Nova de Monsarros empataram sem golos, enquanto o duelo entre o Vaguense e o Paredes do Bairro terminou com dois golos para cada lado. Diogo Mota bisou para o Vaguense, com Danrley e Rui Domingues, este de penálti, a marcarem para o Paredes do Bairro. O confronto entre o Santo André e o Beira-Vouga também terminou empatado, mas a um golo. Rui Machado colocou o Santo André na frente, com Eduardo Costa a restabelecer a igualdade.

Fotografia
Direitos Reservados

9 de Dezembro de 2019
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas