Pontaria de André Sousa ajuda Gião a acabar com malapata de resultados na 2.ª Divisão Distrital

O Gião deu um safanão numa época em que “tem faltado um bocadinho de sorte”, ao derrotar o Beira-Mar na 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital, resultado que lhe permitiu ascender à 12.ª posição. André Sousa bisou no duelo com os aurinegros e espera que este seja o clique para uma segunda metade de época bem mais positivo. “Temos de pensar jogo a jogo e de desfrutar do futsal, que é o que gostamos mais de fazer. No final fazem-se as contas”.

Praticamente dois meses depois do triunfo diante do CRECUS, o Gião voltou a ter razões para sorrir num campeonato, até aqui, algo atribulado. “Até praticamos um bom futsal, mas se as coisas não saírem o pessoal acaba por desanimar. É falta de confiança”, explica André Sousa. Sete derrotas em treze jogos, quatro das quais pela margem mínima, fazem mossa em qualquer equipa, mas os gionenses não viram a cara à luta.

“As coisas já saíram melhor na última jornada. Agora, há que continuar”, atira o pivot, que remete para a melhoria da eficácia como a principal explicação para o triunfo diante do Beira-Mar, por 5-4. “No sábado, a equipa estava mais unida e foi fundamental termos marcado dois golos seguidos. Isso levantou a autoestima do pessoal. Não pecámos tanto na finalização”.

André Sousa sabe do que fala. O goleador tem feito valer o seu instinto matador nos clubes por onde tem passado, e em Gião a história não é diferente. “Desde que o novo treinador chegou, fiz golos em todos os jogos”, algo explicado pela mudança do sistema de jogo, que, no entender do pivot, potencia de forma mais eficiente as qualidades do plantel. “Neste novo modelo criamos mais situações. O novo treinador tem um estilo e uma filosofia de jogo mais condizentes com os jogadores que tem. Temos tudo para melhorar”.

Subir na tabela é o grande objetivo da equipa para os próximos tempos. “Temos uma série de jogos em que podemos alcançar vitórias”, acredita André Sousa, ele que sabe que as contas da subida estão muito complicadas. “Se quisermos pensar nisso temos de ganhar os 54 pontos que faltam. É a única solução, mas é muito complicado. O melhor é pensar jogo a jogo”, diz.

Aos 31 anos, o atleta fala da sua carreira, iniciada com apenas 7 anos no Lomba, com orgulho. “Jogar futsal é o que mais gosto de fazer”, garante um homem habituado marcar muitos golos a cada época que passa. “Já fui melhor marcador pela Juventude de Canedo e eleito para o cinco ideal, tudo na mesma época. Mantenho a mesma paixão de quando comecei. Vivo para isto”.

Quarteto da frente distancia-se da concorrência
A vitória do Gião foi construída com os tentos de Ricardo Pinheiro, Sérgio Silva e Marco Pinheiro, aos quais se junta o “bis” de André Sousa. Pelos aurinegros, que até foram os primeiros a marcar, festejaram João Oliveira, por duas vezes, José Santos e Hugo Silva.

Na liderança continua o Cucujães, que bateu a Ovarense, por 7-5. André Castro, Artur Oliveira, Flávio Silva, André Costa e Tiago Tavares colocaram os oliveirenses a vencer por cinco golos de diferença, mas os “vareiros” haveriam de reduzir para 5-2. Porém, Tiago Rodrigues voltaria a marcar pelos cucujanenses, que ainda viram os de Ovar encurtar a desvantagem para 6-4. Até final, Artur Oliveira ainda bisou, tendo Renato fechado as contas do desafio. Jorge Gomes, da Ovarense, foi o melhor marcador da partida, com um “hat-trick”.

Quanto ao Telhadela, venceu em Fiães, por 5-4, num jogo em que João Martins e Damião Henriques bisaram. Pelos fianenses, Tozé repetiu o feito.

Bem mais expressiva foi a vitória do Mozelos, em Vagos, diante do Always Young. 14-3 foi o resultado, para o qual contribuíram Artur Costa, que marcou por três vezes, e Mário Pereira, Bruno Bernardo, João Barros e Tiago Silva, que bisaram.

Mais forte nos últimos minutos, o Branca Activa venceu na casa do CRECUS, por 3-1. Hélio Gomes adiantou o conjunto da Branca, mas Luís Carvalho igualou o marcador no arranque do segundo tempo. Porém, nos últimos cinco minutos, Marco Leandro e João Fonseca voltaram a marcar pelos forasteiros, selando o triunfo.

Quem também ganhou fora de portas foi o Casal, que bateu o Angeja por 4-1. Bruno Pinho, ao bisar, foi a figura da partida.

Melhor fez José Castro com a camisola do Lamas Futsal, ao completar um “hat-trick” na vitória, por 5-3, em Alquerubim. Pelos locais destacou-se Darlinthon Temóteo, que bisou.

A fechar, realce para o triunfo do Clube de Albergaria na receção ao Ossela B, por 6-3. Daniel Silva e André Santos, com dois golos cada, destacaram-se dos demais.

Fotografia
Direitos Reservados

18 de Janeiro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas