Olho Clínico: A visão de José Alexandre Silva sobre o Campeonato SABSEG

A sétima jornada, fruto de alguma surpresa, trouxe a saída de Bruno Baptista e Fábio Pais dos comandos técnicos de Fiães e União de Lamas. Não vou estar aqui a tecer comentários sobre os timings e os momentos, pois não estou por dentro de nenhum dos balneários, e sempre aprendi – mesmo que nem sempre concorde – que quem manda está habilitado a tomar decisões. Ainda assim, custa-me perceber os motivos para saídas com apenas sete jogos realizados. Se uns saem, outros entram, e resta-me desejar muita sorte aos misteres Rui Pedro e Fernando Pereira, entretanto apresentados.

Queria ainda realçar, pelo lado positivo, a campanha de enorme qualidade que o Oliveira do Bairro está a realizar. A vitória no terreno da JuveForce levou a equipa orientada pelo mister Zé Carlos para o sexto lugar, a um ponto apenas de Águeda e Paços de Brandão, a dois do candidato União de Lamas e a apenas três do segundo classificado, o Sporting de Espinho. No entanto, o grande resultado da semana foi a vitória, em reviravolta, do Lobão em Santa Maria de Lamas. A equipa de Miguel Rapinha está num grande momento de forma e já muito perto dos lugares de pódio.

A próxima jornada tem uma curiosidade. Os dois novos treinadores têm uma tarefa difícil em mãos. O União de Lamas vai a Oliveira do Bairro defrontar uns “falcões” tranquilos e confiantes que, sem pressão, podem esperar pelo erro do adversário para o tentar ferir. Já a equipa de Fernando Pereira só tem um caminho, ganhar.

Por sua vez, o Fiães terá de tentar surpreender na viagem ao terreno do líder, a Ovarense, que com cinco pontos de vantagem sobre o Espinho não vai querer – nem pode – facilitar. O mister Rui Pedro tem, pela experiência passada, conhecimento sobre o plantel que orienta e, não tenho dúvidas, já saberá dos pontos fortes e menos fortes do plantel “vareiro”. Ninguém esperará que o Fiães ganhe e isso pode ser uma vantagem.

Para além disso, vou estar particularmente atento ao confronto entre o Fermentelos (grande vitória em Esmoriz) e o Alba, para além da receção do Espinho a um Estarreja à procura de um bom resultado e do Pampilhosa – motivado pelos pontos ganhos em Fiães – frente ao Paços de Brandão, que quererá certamente deixar uma imagem melhor nos jogos fora de portas realizados em relva natural.

27 de Outubro de 2023