Na AFA, o fair-play compensa
O último fim de semana desportivo em Aveiro teve um enorme vencedor: o fair-play. O árbitro José Pinto e a fisioterapeuta Sara Janela viram o Cartão Branco, um momento de grande emoção para ambos, que prova que o desporto só faz sentido quando praticado com valores.

A história já havia sido contada pela AFA TV. José Pinto, juiz natural de Ovar, e Sara Janela, fisioterapeuta do Beira-Mar, prestaram os primeiros socorros ao júnior do Belazaima José Rodrigues, que perdeu os sentidos após ter caído desamparado no chão durante uma partida de futsal.

A ação pronta e determinada de ambos valeu-lhes a amostragem dos simbólicos Cartões Brancos, exibidos no último sábado, antes do início das partidas em que estiveram envolvidos. Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), ressalvou a importância do momento, que dificilmente esquecerá.

De referir que o Cartão Branco foi adoptado esta temporada pela AFA, a única associação do país que o implementou em todos os escalões etários. Segundo dados oficiais do organismo que tutela o futebol e o futsal do distrito, até ao passado dia 5 de dezembro haviam sido exibidos doze Cartões Brancos, a esmagadora maioria dos quais a atletas, mas também houve adeptos, treinadores e equipas completas a serem distinguidas pelo seu comportamento exemplar durante os respetivos desafios. O melhor Cartão Branco da temporada será premiado na Gala Anual da AFA, que marca o fim de cada temporada.


O Cartão Branco nasceu em 2015 e insere-se no Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ, em parceria com a Confederação das Associações de Árbitros e Juízes de Portugal e a Coca-Cola. Várias associações de futebol do país aderiram ao projeto, que foi igualmente implementado pelas federações de andebol, basquetebol, patinagem, râguebi, corfebol, voleibol e ténis de mesa.

Fotografia
Albino Santos/Jornal Correio da Feira
18 de Dezembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas