Lexe fez continência aos golos com um “bis” no arranque da 2.ª Divisão Distrital

Conhecido por Lexe no futebol, Martinho Mendes tem acumulado prestações de destaque dentro das quatro linhas, depois de ter realizado o sonho de representar o País na Força Aérea Portuguesa. No arranque da 2.ª Divisão Distrital, repetiu a dose da época passada ao marcar dois golos, desta feita ao CCR São Martinho, garantindo a vitória do CRC Rocas do Vouga por 3-2 no duelo da zona Norte.

Aos 29 anos, Lexe tem sido um distinto artilheiro a cada arranque de campeonato. É que, na temporada passada, já havia ajudado a sua equipa a bater a AR Aguinense por 4-3, também com um “bis”, ele que confessa que tem vindo a “afinar” a execução dos lances de bola parada. “Desta vez foi diferente, porque marquei duas vezes de livre direto. Não é que seja a minha principal caraterística, mas gosto de assumir esses lances e os livres acabaram por ser bem marcados”, conta, em alusão ao triunfo do CRC Rocas do Vouga diante do CCR São Martinho. “Foi um jogo muito equilibrado, mas nós tivemos mais oportunidades e uma atitude positiva na procura da vitória”, afirma.

Esta temporada, Lexe tem a companhia do seu irmão no CRC Rocas do Vouga, já que Paulo Mendes, que também foi jogador do clube, é um dos elementos da equipa técnica. Para além de ter herdado a alcunha do irmão, foi também por incentivo dele que o avançado se começou a dedicar ao futebol. “Chamavam Lexe ao meu irmão por causa do meu pai, Alexandre, e eu acabei por também ficar com a alcunha. Aliás, devo muito ao meu irmão o facto de ter começado e ainda continuar no futebol. Comecei nos juniores do Rocas do Vouga e quando fui para o Alba era ele que muitas vezes me levava para os treinos e para os jogos. Foi um grande exemplo para mim e até me oferecia as chuteiras”, recorda, considerando que o contributo do irmão tem sido fundamental para o clube. “Ele conhece bem o Rocas do Vouga e os jogadores. Pela sua experiência transmite calma ao plantel e passa as suas ideias com facilidade”, refere.



Lexe começou a jogar nos juniores do CRC Rocacas do Vouga, mas em pouco tempo chamou a atenção do SC Alba, clube pelo qual registou o seu primeiro título, quando a formação de Albergaria-a-Velha se sagrou campeã da Divisão de Elite sem qualquer derrota, na temporada 2009/2010. “Fui lá fazer o último ano de júnior e as expetativas foram superadas, porque na época seguinte até fomos campeões e a equipa subiu ao Nacional. Ainda lá estive meia época na temporada seguinte e, entretanto, fui para o Recreio de Águeda”, conta, ele que acabou por interromper a sua carreira para cumprir um sonho antigo. “Há muito que ambicionava ter uma carreira militar e acabei por ficar seis anos na Força Aérea Portuguesa. Saí da aldeia e abriu-me horizontes. Foi como defender a Seleção nacional, mas noutro registo. Fiz duas missões, uma delas pela NATO, na defesa do espaço aéreo da Lituânia. Foi uma honra muito grande defender a nossa bandeira”, sublinha, ele que foi cabo adjunto durante o exercício das suas funções militares.

O jogador é agora administrativo numa oficina automóvel e continua a ter no futebol uma das suas paixões. “A nível individual, gostaria de chegar aos dez golos esta época. Seria uma superação histórica para mim. A nível coletivo, temos um grupo forte e uma direção dedicada. Queremos todos que o nosso nome ande pelos lugares cimeiros, esta temporada”, defende.

No confronto com o CCR São Martinho, Lexe viu o adversário colocar-se na frente do resultado por intermédio de Paulo Ferreira, mas um golo seu e outro de Diogo Martins permitiram a “cambalhota” no marcador para o CRC Rocas do Vouga. Ainda assim, os forasteiros chegaram ao empate por André Fernandes, igualdade que acabou por ser desfeita quando Lexe completou o “bis” já perto do final da partida, fixando o resultado em 3-2.

Ronda inaugural da 2.ª Divisão Distrital registou apenas um empate
CD Luso e ADC Santo André protagonizaram o único empate da 1.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital, a contar para a zona Sul, num jogo que terminou com um golo para cada lado. A formação da Mealhada, que regressou esta temporada às provas oficiais da Associação de Futebol de Aveiro, esteve a vencer com um golo de Jesualdo Cá, mas os forasteiros chegaram à igualdade perto do final da partida, por intermédio de Rui Lima.

Ainda na zona Sul, a ADC Vila Nova de Monsarros venceu por números expressivos (6-1) no reduto do Mamarrosa FC, com golos de Pedro Lourenço, que bisou, Emanuel Martins, Pedro Reis, Diogo Ribeiro e Diogo Carvalho, com os anfitriões a reduzirem numa grande penalidade convertida por Luís Santos. A AR Aguinense também alcançou um triunfo convincente, ao derrotar a ADC Sosense, em casa, por 7-0, com golos de Marc Mucha, André Nogueira, Hugo Silva, Diogo Ribeiro e João Mariz, tendo ainda beneficiado de dois autogolos.

Quem também venceu em casa foi o FC Vaguense, superando o AC Famalicão por 2-0, mercê dos tentos de Tomás Oliveira e Diogo Vilar. Quanto à ADRC Ribeira de Azenha esteve a vencer na visita ao FC Bom Sucesso com golos de Frederico e Bruno Vieira. Na resposta, Miguel Quintas, na conversão de duas grandes penalidades, igualou a partida, mas Bruno Vieira também completou um “bis” e fixou o resultado em 3-2 para os visitantes. O SC Carqueijo também venceu pela margem mínima, derrotando o GD Águas Boas no seu reduto com um golo de Rafael Santos (1-0).

No que diz respeito à zona Norte, o GD Milheiroense triunfou por 1-0 na visita à ADC Sanguedo, com um golo de André Vieira, verificando-se resultado idêntico na vitória do Relâmpago Nogueirense sobre o CD Tarei, mercê de um tento de Hélder Resende. A jogar em casa, o GD Beira-Vouga esteve a perder com o CCR Vila Viçosa, que se adiantou no marcador por intermédio de Tiago Santos, mas os golos de Lucas Martins e Ricardo Antunes permitiram a reviravolta, fixando o resultado em 2-1.

Já o Romariz FC foi vencer ao terreno da UD Fermedo por 3-1, com golos de Daniel Vieira, que bisou, e de Jorge Magalhães, sendo que os anfitriões marcaram por Albino Henriques. A jornada fica completa a 29 de novembro, quando se disputar o duelo entre a AD Santiais e o CDC Macieira de Cambra.

Fotografia
CRC Rocas do Vouga

13 de Outubro de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas