Marco João e os segredos dos penáltis em mais um triunfo do Aguinense na 2.ª Divisão Distrital

Marco João regressou esta época ao futebol e conta com cinco golos nos três jogos disputados pelo Aguinense na Série B da 2.ª Divisão Distrital, tendo contribuído com dois para o triunfo da sua equipa no reduto do Bom-Sucesso por 2-0, no último domingo. O defesa central, que converteu duas grandes penalidades, revela que nunca falhou qualquer castigo máximo em toda a sua carreira, mas prefere “esconder” os segredos da sua eficácia.

Marco João iniciou-se no futebol com 9 anos pelo Anadia, tendo ainda passado pela formação da Académica. Nos seniores, teve experiências no Tocha, no Oliveira do Bairro e, novamente, no Anadia. Desde então, o defesa nunca falhou uma grande penalidade, ele que conta com seis golos esta época, contando com a primeira eliminatória da Taça de Aveiro, cinco dos quais na conversão de castigos máximos. “O mister entende que eu sou especialista. Admito que tenho jeito, até porque nunca falhei uma grande penalidade em toda a minha carreira. Tenho os meus segredos, mas não os vou revelar”, admite, ele que se diz habituado a acertar na baliza adversária. “Por acaso sempre fiz muitos golos. Pelos clubes por onde passei estive sempre entre os melhores marcadores. No entanto, nunca me aconteceu ter tantos golos logo no início da época”, afirma.

O defesa esteve arredado dos campos de futebol durante três anos para cumprir um sonho, tendo regressado “por ser o clube da terra e pelas pessoas que estão envolvidas”. “Os meus pais têm um restaurante e quase toda a minha vida estive ligado ao trabalho deles. Tinha o sonho de abrir um restaurante meu e, felizmente, consegui-o. Também foi por isso que interrompi a minha atividade no futebol”, revela, acrescentando que quer aproveitar a sua experiência para ajudar o Aguinense a alcançar os seus objetivos. “Queremos subir de divisão. Acho que, com a equipa de temos, podemos fazer um brilharete. Sou dos jogadores mais experientes do plantel e quero fazer uso disso para ajudar a equipa. Sinto-me uma mais-valia, se bem que ainda não estou na forma ideal, porque estive muito tempo sem jogar”, confessa.

Três equipas da Série A mantêm a baliza inviolada
Nos restantes jogos da Série B, o JuveForce venceu na receção ao Valonguense por 2-0, com golos de João Ramos e Carlos Pires, resultado que permite à equipa de Vagos manter o primeiro lugar. Já o Famalicão concretizou uma reviravolta para triunfar sobre o Sosense por 6-2, com João Ferreira, Rafael Cruz e Wanderson Marinho a bisarem. João Furão, que também bisou, deu uma vantagem de dois golos ao Sosense na fase inicial da partida. Quem também goleou foi o Mealhada, que se estreou a vencer na competição. A formação da Bairrada triunfou no reduto do Carqueijo por 5-0, com golos de Cristiano Pires e Tiago Pereira, que bisaram, e de Alexandre Costa.

Quem também venceu fora de portas foi o Beira-Vouga, derrotando o Ribeira de Azenha por 2-0, com os tentos de Pedro Caetanos e João Ferreira, naquela que foi a estreia a vencer na prova. Quanto ao Vila Nova de Monsarros bateu o Mamarrosa por 2-1, com a equipa de Anadia a colocar-se em vantagem com um golo de Emanuel Martins. Fábio Píncaro ainda empatou para os forasteiros, mas Tiago Melo converteu uma grande penalidade e deu o triunfo aos anfitriões. Resultado idêntico verificou-se na vitória do Águas Boas sobre o Paredes do Bairro. Ruben Rocha e Ricardo Cruz deram vantagem aos da casa, com José Silva a marcar o golo de honra dos forasteiros.

O embate entre o Rocas do Vouga e o Vaguense terminou empatado a dois golos. A equipa de Sever do Vouga inaugurou o marcador por Rui Pina, com os golos de José Pandeirada e Diogo Mota a permitirem a reviravolta dos visitantes. Contudo, Martinho Mendes, na conversão de um penálti, fixou o resultado em 2-2. O Bustos venceu na receção ao Santo André por 3-1, com os tentos de Guilherme Alves, Gonçalo e Hugo Nunes. Rui Lima marcou o golo de honra dos visitantes.

Na Série A, Real Nogueirense, Mosteirô FC e Nogueira da Regedoura venceram os respetivos jogos da 3.ª jornada e continuam na liderança da prova sem qualquer golo sofrido. O Real Nogueirense venceu o Vila Viçosa por 5-0, com um “bis” de Pedro Torres e os golos de João Ferreira, Albino Costa e António Rebelo, enquanto um golo de Nélson Amaral deu a vitória ao Mosteirô FC (0-1) no reduto do Caldas de São Jorge. Já o Nogueira da Regedoura triunfou na visita ao Válega por 2-0, com os tentos de Wilson Santos e Adriano Rodrigues. O Romariz venceu por números idênticos do reduto do Fermedo, com golos de Tiago Resende e Marcelo Moreira.

A jogar em casa, o Lobão bateu o São Martinho por 1-0, com um golo de Christophe, numa ronda em que o Milheiroense bateu o Relâmpago Nogueirense por 2-1. Daniel Maia adiantou a formação de Milheirós de Poiares, com o empate a surgir por intermédio de Carlos Oliveira. A igualdade foi desfeita após um golo de Sérgio Ferreira. Quem também venceu em casa foi o Sanguedo, derrotando o Tarei por 3-1. Tiago Tavares, que bisou, e Rui Alves marcaram para os anfitriões, com Joel Pinto a reduzir a desvantagem para o Tarei.

O duelo entre Macieira de Cambra e o Santiais terminou com uma igualdade sem golos, enquanto o Florgrade triunfou na visita ao Lusitânia de Lourosa B, que até esteve em vantagem após um tento de Dinis Pinto. Contudo, os golos de Fernando Vilar, Ricardo Gomes e Edmilson permitiram a “cambalhota” no marcador para a equipa que se estreia esta época na competição.

Fotografia
Direitos Reservados

15 de Outubro de 2019
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas