Linha Final: Há qualidade na 2.ª Divisão e o Romariz FC quer demonstrá-lo

Estreante no papel de treinador principal, Yann Lopes pretende deixar a sua marca na próxima temporada. O novo treinador do Romariz FC espera ajudar a “desmistificar a ideia de que na 2.ª Divisão Distrital não se joga bom futebol”, apostando num estilo “alegre, que deixe os jogadores felizes”, para o conseguir. Num ano em que o clube irá investir na colocação de um piso sintético no Campo dos Valos, o plano desportivo não será descurado, grante o técnico.

Aos 32 anos, Yann Lopes prepara-se para cumprir “o sonho de ser treinador de futebol”. Adjunto de Guima no emblema do concelho de Santa Maria da Feira na temporada transata, emancipou-se com o objetivo de se assumir no banco. Diz-se um “apaixonado pelo futebol, pela tática e pelo trabalho para motivar jogadores”, aos quais espera ser capaz de “passar a mensagem de que o tempo não volta atrás e que eles têm que lutar muito” para serem bem sucedidos na modalidade. O contexto competitivo não pode ser um inibidor, até porque, “na 2.ª Divisão Distrital, há bons jogadores e equipas que gostam de praticar futebol”.

O Romariz FC vai querer ser uma delas. Com a esmagadora maioria do plantel a transitar da época passada, o técnico diz-se satisfeito com o grupo que está a construir. A ideia é “criar um plantel mais competitivo, com jogadores mais polivalentes, que me permitam maiores dinâmicas”, explica, apesar dos contrangimentos no ataque ao mercado. Primeiro, há uma pandemia a encolher os apoios recebidos pelas empresas, sendo que o próprio projeto do clube acaba por definir outras prioridades. “Acima de tudo, o principal objetivo, este ano, é colocar o sintético” no Campo dos Valos, um desejo antigo, que poderá ganhar contornos reais durante a próxima temporada.

Apesar das dificuldades, “o objetivo passa por fazer melhor do que no ano passado”, garante Yann Lopes, que espera montar uma equipa capaz de “praticar um bom futebol, que anime os adeptos, se for possível eles estarem presentes no estádios”. Aliás, essa será uma questão fundamental para a viabilidade do próprio campeonato, acredita o treinador. “Se os jogos forem à porta fechada, muitos clubes não vão conseguir iniciar a época. Muitos deles vivem do bairrismo e das receitas do bar e da bilheteira. Vamos partir do pressuposto que a época vai decorrer normalmente”, remata.

Plantel do Romariz FC:
Guarda-redes: Cris, Rui Correia (ex-Geração RD);
Defesas: Marcelo, Paulo, Mika, Eurico, Keno (ex-UD Fermedo);
Médios: Óscar, Julinho, Ricardinho, Tiago;
Avançados: Vieira, Magalhães, Daniel Oliveira, Ramalho e Emanuel Sol (ex-UD Fermedo).

Dois árbitros mantêm confiança da FIFA
Continuando na 2.ª Divisão Distrital, o CD Luso anunciou a chegada de Francisco Rodrigues. Por seu turno, o CRC Rocas do Vouga irá promover um período de captações para a equipa sénior. As sessões decorrerão às terças e quintas-feiras, no estádio do clube, pelas 20 horas.

No Campeonato SABSEG, Ricardo Ferreira, que na época passada alinhou pelos Sub-19 do CD Feirense, reforça o ataque da AD Ovarense. O CR Antes, que compete na 1.ª Divisão Distrital, renovou com Paulão, enquanto Joana Santos (ex-CD Feirense) está de regresso ao Clube de Albergaria, no futebol feminino.

No futsal, PARC e CD Cucujães, ambos a militar no Campeonato Grande Hotel de Luso, seguraram Tiago Rodrigues e Bruno Santos nos respetivos plantéis. Por fim, Bruno Fernandes, que atuava no AC Luso, da 2.ª Divisão Distrital, vai emigrar para a Polónia, onde irá representar os Red Devils Chojnice.

Na arbitragem, Aveiro volta a ser notícia pela positiva, com o anúncio da FIFA de manter Sandra Bastos, no futebol feminino, e Eduardo Coelho, no futsal, no grupo de elite de árbitros para a segunda metade de 2020.

Fotografia
Direitos Reservados

20 de Agosto de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas