Linha Final: CDC Macieira de Cambra rejuvenescido para atacar a 2.ª Divisão

Será um CDC Macieira de Cambra revigorado aquele que irá disputar a próxima edição da 2.ª Divisão Distrital, na ressaca de uma temporada em que a equipa ficou aquém dos objetivos definidos. Ricardo Pina vai para a sexta época consecutiva na liderança da equipa e espera vê-la praticar “um futebol atrativo”, mas a sofrer menos golos do que em 2019/2020.

Olhando apenas para os nomes já confirmados no plantel dos cambrenses para a nova temporada, percebe-se que houve o cuidado de manter a espinha dorsal da época passada, mas a ideia de Ricardo Pina é dar uma nova face à equipa. “Alguns atletas que tinham uma idade elevada já não nos garantiam a intensidade que pretendíamos e acabaram por sair”, o que fez “baixar consideravelmente a média de idades” do plantel, explica.

Esse é um ponto importante para os planos do técnico, que pretende implementar “um estilo de jogo atrativo”, que privilegie “a posse de bola e o controlo do jogo” e que proporcione situações “com muita gente a aparecer na zona de finalização”. “Sem bola, temos de ser uma equipa muito rápida a recuperá-la e muito compacta a nível defensivo”, acrescenta, até porque é importante “reduzir o número de golos sofridos” para conseguir “fazer melhor do que na época passada”.

O 12.º lugar alcançado na última edição da zona norte da 2.ª Divisão Distrital “ficou muito aquém das expetativas”, mesmo numa época que não chegou ao seu final, admite o treinador. Aliás, esse é o seu principal medo relativamente à temporada que se avizinha. “O meu maior receio é que o campeonato possa não acabar novamente. Para os clubes amadores, isso seria muito complicado”. Para já, tudo está a ser preparado para que a época decorra da forma mais natural possível. Do CDC Macieira de Cambra pode esperar-se uma equipa ambiciosa, que irá “lutar jogo a jogo pelos três pontos e jogar olhos nos olhos com todos os adversários, incluindo com os clubes que já assumiram que querem subir”.

Plantel do CDC Macieira de Cambra:
Guarda-redes: Alex, Luís Duarte;
Defesas: Pedro Arques, Eduardo, Chano, Pedro Castro, Diogo Andrade (ex-CD Tarei), Diogo Gomes, Tiago Silva;
Médios: David Santos, André Garcia, André Silva, Marco Almeida (ex-AD Valecambrense);
Avançados: Lapa, Zé Inácio, Lucas, Igor e João Duarte (ex-CCR Vila Viçosa).

AFA cria linha Covid
Ainda na 2.ª Divisão Distrital, a UD Fermedo anunciou a continuidade de João Avó. Por seu turno, o CD Feirense, da LigaPro, contratou o guarda-redes Igor e o lateral esquerdo David Luís, que na época passada representavam o Chaves. No futsal, o AC Luso firmou um protocolo de cooperação com o Braga/AAUM, da Liga Placard. O acordo tem como principal foco o setor da formação.

Noutro contexto, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) criou uma linha de apoio aos clubes referente à Covid-19. O gabinete estará disponível 24 horas por dia, pelo email linhacovid@afaveiro.pt e pelos contactos telefónicos da AFA, e será composto por três especialistas, que farão a ponte entre os clubes e as entidades oficiais, como as ACES e os delegados de saúde, em questões relacionadas com a pandemia.

A orientação 36 da Direção-Geral da Saúde refere, por exemplo, que, em zonas de transmissão ativa do vírus, os jogadores têm de ser testados antes de um jogo. “Queremos que, em Aveiro, tudo isso se cumpra e, ao mesmo tempo, manter a serenidade”, explica Arménio Pinho, presidente da AFA, que passou os últimos dias em reuniões com os clubes para lhes explicar detalhadamente todas as questões relacionadas com a nova realidade que a pandemia trouxe.

Fotografia
CDC Macieira de Cambra

4 de Setembro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas