Diogo Silva brilha no bom momento da AD Valecambrense: “É sempre bom marcar, mas é um trabalho de todos”

É no clube em que deu os primeiros pontapés na bola, uma espécie de 'segunda casa' para si, que Diogo Silva mantém vivo o fascínio pelo futebol junto daqueles que aprendeu a admirar, por partilharem consigo essa paixão. Ainda no último domingo, bisou no triunfo da AD Valecambrense frente à UD Bustos (3-2), o segundo seguido na Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital, mas mesmo aí o mérito é coletivo. “É sempre bom marcar, mas é um trabalho de todos”, sublinha.

A cumprir a quarta temporada consecutiva em Vale de Cambra, aonde regressou após três anos passados em Bustelo, Diogo tem-se exibido a um nível elevado. Em meia época, já marcou tantos golos quantos os que conseguiu em 2023/2024, um registo que, naturalmente, pretende ainda melhorar.

“Esperemos que sim, mas se não for eu, que seja outro. O importante é a equipa chegar ao fim e vencer o jogo”, assegura, no entanto, ele que nunca esquece os companheiros de equipa ao longo da conversa.

“É sempre bom marcar, sem menosprezar o trabalho de todos ao longo desta época, que tem sido muito. É isso que nos carateriza, a entreajuda e a solidariedade que existe no plantel”, valoriza, recordando as “muitas lesões” que têm afetado o grupo esta época.

Reside precisamente aí uma das explicações para o arranque menos exuberante da AD Valecambrense no campeonato. A isso há que juntar uma “reestruturação, tanto no plantel como na equipa técnica”, que levou a que, “se calhar, tenha demorado um bocadinho mais a assimilar os processos”.

“Mas é notório que temos vindo a crescer e queremos dar seguimento a isso”, prossegue Diogo Silva, enquanto fala de uma “vitória claramente justa” diante da UD Bustos, na última jornada. “Até podíamos ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais alargada, mas depois acabámos por passar por alguns calafrios”, completa.

Tendo em conta que “o campeonato é muito equilibrado”, tornando “muito difícil prever o resultado de qualquer jogo”, o objetivo da AD Valecambrense passa por “trabalhar com o máximo de compromisso e fazer tudo o que estiver ao alcance para vencer em cada domingo”.

Aos 30 anos, Diogo Silva diz-se “em casa” no clube de Vale de Cambra, terra de onde é natural. “Daí ser um pouco mais especial e importante para mim o futebol a este nível”, confessa, ele que tem como referências no futebol aqueles que partilham a sua paixão pelo jogo.

“Agarro-me àqueles que trabalham comigo, que acabam por ser uma inspiração, para mim e também para quem joga futebol. A este nível, mais 'amador', são aqueles que estão connosco todos os dias. Não é fácil chegar ao fim de um dia de trabalho, ir jogar e deixar a família para trás”, remata.

Líder da Zona Sul derrotado
A AD Valecambrense subiu ao oitavo posto da Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital, numa ronda em que o líder, CD Estarreja, foi derrotado, em casa, pelo SC Fermentelos (2-3), num jogo em que André Duarte e Francisco Dias bisaram pela respetiva equipa.

O deslize do comandante foi aproveitado pela AD Valonguense, que ganhou no reduto da LAAC por 1-5, e pelo Anadia FC SAD B, que derrotou o SC Beira-Mar B por 1-0, prevaleceu o tento de Zakhar, ao minuto 10.

Já o FC Pinheirense levou de vencida a UD Mourisquense (2-1), a ADC Vila Nova de Monsarros venceu em Calvão (0-2) e o dérbi entre CR Antes e GD Mealhada terminou empatado a uma bola.

Na Zona Norte, o FC Cesarense deu a volta à ARC São Vicente Pereira, venceu por 2-1 e manteve os três pontos de avanço para a AD Argoncilhe, que triunfou em Romariz por 0-1.

O pódio fica completo com a JD Carregosense, que ganhou em Nogueira da Regedoura por 0-3, e o GD São Roque, que operou uma 'remontada' nos últimos minutos do duelo com a ACRD Mosteirô (2-1).

Com Paulo Leite a bisar, o GD Ronda superou a UD Mansores (4-1), numa jornada em que o RC Nogueirense venceu a Geração RD (0-4), com um 'bis' de João Sá, e o CD Arrifanense derrotou o SC Paivense (2-0).

Fotografia
AD Valecambrense

16 de Janeiro de 2025
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas