Juan Oliveira, um padeiro que encontrou a receita para os golos

A viver uma temporada complicada na 2.ª Divisão Distrital, o Always Young voltou a ter motivos para sorrir no último sábado, ao bater o Beira-Mar, por 5-3, na 15.ª jornada da competição. Juan Oliveira, um padeiro com apetência para o golo, bisou e divide os louros pelos companheiros de equipa. Afinal, “não se pode fazer tudo sozinho”.

O pivot nasceu, há 27 anos, na Venezuela, de onde saiu ainda criança, rumo a Portugal. “Nunca mais lá voltei”, diz, num tom soturno, que mantém enquanto fala da situação caótica que se apoderou do país. “Está difícil por causa do presidente. A família da minha mãe está lá. Mandamos-lhes dinheiro, para não passarem fome. Temos de os ajudar, porque lá é tudo caro e não há comida”, conta.

Por cá, o cenário é bem mais desanuviado. Ganha a vida como padeiro, numa pastelaria, e ainda tem tempo para ser o goleador de serviço do Always Young. Com 15 golos em igual número de jogos disputados, são dele quase metade dos tentos dos vaguenses no campeonato, um registo de respeito, ainda para mais num jogador que chegou ao futsal a meio da época passada.

Até então, jogou futebol em clubes como o Tocha, o Ala-Arriba e a União Desportiva de Bustos. “Era avançado”, recorda o agora pivot do Always Young, único clube que conheceu no futsal até ao momento. “Estou a gostar muito de jogar futsal. O treinador insistiu e está a apostar forte em mim. Estou a dar uma boa resposta”.

Mas se os golos apontados por Juan são motivo de regozijo, o registo defensivo da equipa está de longe de ser satisfatório. Defesa mais batida da 2.ª Divisão Distrital, o Always Young trabalha para melhorar o registo, e já sabe qual a receita para o conseguir. “O nosso treinador diz-nos que se não houver união, se não defendermos em equipa, vamos acabar por sofrer muitos golos. Temos de melhorar daqui para a frente”, explica Juan Oliveira.

O venezuelano bisou diante do Beira-Mar, “uma equipa grande, com nome e excelentes jogadores”, a ajudou ao triunfo, por 5-3. José Oliveira, João Reis e André Morgado apontaram os restantes tentos do Always Young, tendo Jorge Neves, por duas vezes, e Hugo Alves marcado pelos aurinegros.

Mozelos recupera terceira posição
No topo da 2.ª Divisão Distrital continua o Cucujães, que venceu, em Angeja, por 6-2. Os locais estiveram a vencer por dois golos de diferença, marcaram Pedro Barbosa e Fábio Gomes, mas André Costa, Tiago Lopes e Tiago Tavares operaram a reviravolta ainda antes do intervalo. No segundo tempo, Tiago Lopes bisou, tendo Tiago Rodrigues e Flávio Silva completado o resultado.

Na segunda posição segue o Telhadela, que venceu o dérbi de Albergaria-a-Velha com o Branca Activa, por 5-1. Décio Mortágua ainda adiantou a equipa da casa, mas João Martins, Micael Faria, Rui Mortágua, Mike Santos e Edgar Ferreira deram a volta ao texto.

O desaire fez o Branca Activa baixar à quarta posição, por troca com o Mozelos, que venceu o Clube de Albergaria, por 8-4. Mário Pereira e Tiago Silva completaram um “hat-trick” e foram decisivos para o triunfo dos mozelenses. João Almeida e Artur Costa apontaram os restantes golos dos forasteiros, tendo Daniel Silva, que bisou, Sérgio Cerqueira e Valdo Maciel reduzido pelos albergarienses.

Em grande forma continua o Casal, que venceu em Fiães, por 5-2. Mais apertada foi a vitória do CRECUS diante do Ossela B. 5-4 foi o resultado, construído pelos remates certeiros de Frederico Silva, Natanael Martins, Diogo Andrade, que bisou, e Daniel Silva. Pelos oliveirenses, que beneficiaram de um autogolo, reduziram Diogo Tavares, Diogo Costa e Tiago Costa.

Quanto à Ovarense levou de vencida o Lamas Futsal, por 6-2, num jogo em que Jorge Gomes marcou por três vezes e Ricardo Rodrigues por duas.

Por sua vez, o Gião derrotou, em casa, o Alquerubim, por 7-2. Marcelo Costa completou um “póquer” pelos locais, que viram, igualmente, André Sousa bisar.

Fotografia
Direitos Reservados

30 de Janeiro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas