Iniciativa "Cada um de nós importa!" vale prémio ao SC São João de Ver

Com a iniciativa 'Cada um de nós importa!', o SC São João de Ver foi o primeiro classificado entre os projetos finalistas da 6.ª edição do 'Prémio Futebol para Todos', promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O projeto do clube do distrito de Aveiro tem como objetivo promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência sensorial, incluindo a comunidade surda, cega ou com baixa visão, eliminando barreiras através da tradução da comunicação em Língua Gestual Portuguesa em 100 por cento dos conteúdos e da criação de camisolas sensoriais adaptadas.

O clube, que já recorreu a intérpretes, pretende expandir a tradução para conteúdos oficiais, alargando a prática a todas as comunicações e formalizar parcerias com ACAPO (Associação dos Cegos e Ambliopes de Portugal), APEC (Associação Promotora do Ensino dos Cegos) e a Apsurdos (Associação Portuguesa de Surdos). O projeto inclui eventos de sensibilização, formações internas em Língua Gestual Portuguesa e a criação de um modelo replicável para outras entidades desportivas.

Para além do projeto do SC São João de Ver, foram igualmente premiadas as iniciativas 'Violência fora de jogo', da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, de Lisboa, e 'Unidos Sem Barreiras', da Fundação Unitate, de Évora.

O prémio final, de 50 mil euros, foi parcelado pelos três projetos vencedores, com a maior percentagem desse montante a ser atribuída ao primeiro classificado e a menor ao terceiro colocado.

A avaliação das candidaturas foi feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando-se o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta. A votação dos jurados teve um peso de 80 por cento na nota final, enquanto a votação do público valeu 20 por cento.

Desde a sua criação, o 'Prémio Futebol para Todos' apoiou 19 projetos/instituições com um total de 300 mil euros.

O anúncio dos vencedores foi feito na Cidade do Futebol, em Oeiras, numa cerimónia que contou com a participação do presidente da FPF, Fernando Gomes, do vice-presidente Humberto Coelho, dos diretores Mónica Jorge e Éder, de Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente da Associação Corações Com Coroa, Ana Costa, Diretora de Marketing do BPI, e do vice-presidente da Cruz Vermelha, José Miguel Leonardo.

Fotografia
Federação Portuguesa de Futebol

1 de Fevereiro de 2025