Implementar cultura de formação é aposta do futebol feminino do Fiães

Depois da experiência ao serviço da Ovarense, Rui Marques aceitou o repto lançado pelo Fiães e assumiu a equipa sénior de futebol feminino do clube, com ação transversal aos restantes escalões de formação. Para o técnico, “as expetativas passam por tentar fazer bem melhor do que aquilo que tem sido feito até ao momento” no Campeonato de Promoção, numa vertente que permita “implementar no clube uma cultura de formação de futebol feminino, que até agora não existia”.

“Queremos implementar mais escalões e faixas etárias, promovendo um maior número de atletas inscritas no clube e a criação de uma formação de meninas que possam sustentar, a médio prazo, o plantel sénior”, revela Rui Marques, sem esconder as fortes alterações sentidas nos grupos de trabalho, quer da equipa sénior quer da formação júnior.

“A equipa sénior foi reformulada quase na totalidade, e a equipa júnior teve também bastantes mudanças. A equipa de iniciados manteve a estrutura, mas com alguns reforços”, sublinha o treinador, que aponta à criação, em breve, de uma equipa de Sub-13, tendo por base o “Projeto Escola”, iniciativa arrojada e que, acredita, funcionará como “base de sustentação para que, a médio prazo, o Fiães esteja entre as melhores equipas nacionais”.

“Vamos tentar criar uma equipa de Sub-13, porque temos, dentro do projeto de futebol feminino, o Projeto Escola, que visa desenvolver, junto das escolas do nosso concelho, atividades e práticas com vista à implementação do futebol feminino”, revela Rui Marques. A medida pretende criar ligação com a comunidade, com o objetivo de conquistar para o clube o reconhecimento de “entidade formadora na modalidade”.

O foco está, portanto, na evolução, e afasta-se, para já, dos resultados, que, confia o técnico, “vêm por acréscimo do trabalho desenvolvido”. “Queremos uma imagem positiva, de uma equipa em desenvolvimento, numa fase crescente e capaz. A imagem de um plantel de meninas que sentem a paixão pelo futebol e transmitam, para quem está a ver, o melhor, de forma a cativar ainda mais jovens”, reforça Rui Marques, que vê nos escalões de formação uma boa forma de “dar sustentabilidade ao plantel sénior”. Isto, naturalmente, sem “colocar em causa o desempenho no campeonato de juniores em função do campeonato de seniores”.

“Vamos complementar ambas as equipas, à semelhança do que fazem a maioria dos clubes”, atesta o treinador, que estabelece, como principais objetivos a curto prazo, “aumentar o número de atletas em competição e acompanhar, também, o reconhecimento do futebol feminino desenvolvido pela AFA, que tem sido excelente”.

Fotografia
Fiães SC

2 de Agosto de 2018
Pedro Fernandes
pedrofernandes@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas