Das escolhas difíceis ao papel de "matador". A vida e obra de André Garcia no CDC Macieira de Cambra

De pontaria bem afinada, o CDC Macieira de Cambra superou um certo nervosismo pelo regresso aos relvados, quase meio ano depois, e entrou a vencer na Prova Final da 2.ª Divisão Distrital. André Garcia, um médio transformado em ponta de lança, contribuiu com dois golos para a reviravolta diante do GD Beira-Vouga (6-3), a qual apenas foi possível pelo “espírito de entreajuda que existe na equipa”, garante.

O último domingo voltou a trazer-lhe “o friozinho na barriga” que o invade sempre que há um jogo de futebol para disputar. “Foi bom voltar a viver esses momentos e poder estar com os colegas. Depois de tantos meses sem competir, é bom voltarmos a fazer o que gostamos”, refere André Garcia. Aos 28 anos, é um dos jogadores há mais tempo no CDC Macieira de Cambra e, depois de uma carreira construída na zona intermediária do terreno, desenvolveu uma nova faceta, a de goleador.

“É verdade”, confessa, entre sorrisos. “Sempre joguei como médio, com chegada à frente, mas agora foi-me pedido para assumir uma função mais ofensiva na equipa. Felizmente, os golos têm aparecido”, explica. A adaptação às novas funções foi facilitada pela experiência que foi acumulando ao longo de uma carreira que o levou, na juventude, à 2.ª Divisão Nacional, o equivalente ao atual Campeonato de Portugal, com a camisola do FC Cesarense.

Quando olha para trás, sente que “tinha condições para chegar um bocadinho mais longe”, mas a vida obrigou-o a tomar decisões importantes em momentos fulcrais. Quando teve de escolher entre uma carreira desportiva ou académica, André agarrou-se aos livros e foi estudar engenharia metalúrgica e de materiais. “Não estou arrependido das decisões que tomei. Sei que foram as mais acertadas”, sublinha, mesmo que o “bichinho” pela bola nunca o tenha largado.

Ainda em Cesar, conheceu o seu atual treinador, Ricardo Pina, com quem construiu uma “relação muito boa”. Mas atenção, isso não quer dizer que o técnico lhe dê “mais moral do que aos outros”, apenas o ânimo necessário para continuar a contribuir com golos para o crescimento da equipa.

As palavras do “mister” são absorvidas por um grupo com um forte “espírito de entreajuda”, aponta André Garcia, que dá como exemplo a palestra durante o intervalo da partida de ontem, numa altura em que o CDC Macieira de Cambra perdia por 3-1. “No balneário, falámos em entrar bem na segunda parte para tentarmos a reviravolta. A palestra foi importante para ajustarmos algumas coisas. A capacidade que tivemos em dar a volta reflete o que é o nosso grupo”, conta, feliz pela boa segunda parte dos cambrenses diante do GD Beira-Vouga, ao longo da qual construíram um triunfo por 6-3.

Ainda assim, o desnível no marcador esconde um jogo com duas faces distintas. Entrou mais forte a equipa de Albergaria-a-Velha, que aos 4 minutos já vencia por 2-0. “Talvez tenhamos entrado um bocadinho nervosos, com vontade de mostrarmos ao que vínhamos”, tenta explicar André Garcia, que elogia a resposta dada pela equipa. “Na segunda parte, conseguimos encontrar-nos e construímos um resultado dilatado. Fizemos o 3-2, depois o 3-3 e galvanizámo-nos. Tivemos sempre capacidade para não ir abaixo e fomos recompensados”, elogia.

Para o que resta da época, o CDC Macieira de Cambra vai adotar uma estratégia de “jogo a jogo”, apostando em “dar o melhor e continuar com este espírito na equipa”. “Veremos onde isso nos vai levar”, atira André Garcia que, a nível individual, só pensa em “ajudar o clube e contribuir para que ele consiga os seus objetivos”.

Série C tem um novo líder
O triunfo no reduto do GD Beira-Vouga permitiu ao CDC Macieira de Cambra cimentar a liderança do Grupo B da Prova Final da 2.ª Divisão Distrital. Para além de André Garcia, também João Pedro bisou pelos cambrenses. Para a mesma série, a ADC Sanguedo ganhou no reduto do FC Vaguense por 4-0, com Tiaguinho em destaque, ao bisar.

No Grupo A, o SC Carqueijo descolou na liderança após vencer a ADC Vila Nova de Monsarros por 2-1. Também pela margem mínima, o CCR São Martinho bateu o AC Famalicão (3-2), num jogo em que deu a volta a uma desvantagem de dois golos.

O Grupo C tem um novo líder, o Relâmpago Nogueirense, que bateu a AR Aguinense por 4-1. Filipe Maia destacou-se com um “bis”. No outro jogo do grupo, CD Luso e CD Tarei empataram a uma bola.

Por fim, no Grupo D, o GD Milheiroense não saiu do nulo em Santo André e viu o CRC Rocas do Vouga aproximar-se do topo da tabela. A equipa de Sever do Vouga bateu o CCR Vila Viçosa por 5-1, numa partida em que Lázaro bisou.

Fotografia
CDC Macieira de Cambra

3 de Maio de 2021
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas