Corrida pela Liga Portugal 2 SABSEG e pela Liga 3 promete animar reta final do Campeonato de Portugal

Fechada a primeira fase do Campeonato de Portugal, abre-se um novo capítulo para os clubes de Aveiro que continuam em prova. A discussão pela subida à Liga Portugal 2 SABSEG e por uma vaga na Liga 3 promete ser bem viva, deixando antever uma reta final de época emocionante. Por outro lado, SC Espinho, que garantiu a manutenção, SC Beira-Mar e RD Águeda, que foram despromovidos ao Campeonato SABSEG, colocaram desde já um ponto final na atual temporada.

Começando pelo topo, o Anadia FC, que venceu a Série D do Campeonato de Portugal, vai discutir com Braga B, Trofense e Pevidém a promoção à Liga Portugal 2 SABSEG, destinada ao vencedor da zona norte da fase de subida. As restantes três equipas garantem a presença na Liga 3.

Por falar nela, Lusitânia de Lourosa FC, SC São João de Ver e AD Sanjoanense vão lutar por uma vaga na edição de estreia da prova, à qual apenas os dois primeiros classificados de cada série terão acesso. Os lusitanistas terão a companhia de Canelas 2010, Marítimo B e Amarante na Série 4, enquanto SC São João de Ver e AD Sanjoanense foram colocados na Série 3, juntamente com Leça e Gondomar.

Conhecido formato da Liga 3
A Federação Portuguesa de Futebol publicou o formato da prova, que se irá estrear na próxima temporada. Ela contará com 24 clubes, que vão ser divididos em duas séries, norte e sul.

A segunda fase da competição é composta pela fase de apuramento de campeão, na qual estarão os primeiros quatro classificados de cada série da primeira fase, e pela fase de manutenção e de descida, integrada pelas restantes 16 equipas.

No que diz respeito à fase de apuramento de campeão, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem diretamente à Liga Portugal 2 SABSEG e marcam encontro para se conhecer o campeão da Liga 3, a disputar a duas mãos.

Os dois emblemas que terminem a fase de apuramento de campeão no 2.º lugar das respetivas séries vão disputar um playoff, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro playoff, desta feita com o antepenúltimo classificado da Liga Portugal 2 SABSEG, para se apurar a outra equipa a marcar presença no segundo escalão do futebol português.

Quanto à fase de manutenção e de descida, que também será disputada a duas voltas, as equipas serão divididas em quatro séries, com bonificação de pontos. Ou seja, os 5.ºs classificados da primeira fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6, e assim sucessivamente, até aos 12.ºs, que irão arrancar com 1 ponto.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem ao Campeonato de Portugal, do qual serão promovidos quatro emblemas à Liga 3.

Fotografia
Direitos Reservados

11 de Abril de 2021
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas