Balelo, um lateral tornado goleador que tem em mente fazer carreira no futebol

Redescobriu a apetência pelos golos no regresso à UD Oliveirense e já é o melhor marcador do Campeonato de Esperanças da Associação de Futebol de Aveiro, “uma prova que veio mesmo a calhar em ano de pandemia”. Aos 18 anos, Balelo diz-se feliz por ter a oportunidade de competir numa “época muito diferente das anteriores” e espera dar os passos certos para se tornar profissional de futebol. “É o meu sonho. Todos os dias trabalho para isso”, garante.

Estreante neste campeonato distrital dedicado ao escalão de Sub-22, a UD Oliveirense tem estado intratável. Lidera a zona Norte de forma isolada, é a única equipa que somou por vitórias todos os jogos que disputou e tem o melhor ataque da competição, com um total de 31 golos, espalhados pelas cinco partidas que disputou.

É neste contexto que tem despontado Miguel Melo, Balelo no mundo futebol por culpa do pai, que lhe deu aquela alcunha ainda em criança. “Sinceramente, nem eu consigo explicar muito bem essa história. Ele começou a chamar-me assim, mas nunca explicou porquê. Comecei a gostar e ficou”, conta. De regresso a Oliveira de Azeméis, depois de três temporadas no vizinho CD Feirense, o jovem largou o lado direito da defesa, onde jogava até então, para se aventurar no ataque, uma aposta claramente vencedora.

Desde o início do campeonato, Balelo já marcou por nove vezes, registo que o deixa no topo dos goleadores da prova. “Nem sabia que era o melhor marcador”, admite, mas esse não é um mero pormenor num jogador que quer “evoluir jogo após jogo e ajudar a equipa com o máximo de golos e assistências” que conseguir amealhar.

A sua ambição é tornar-se profissional no desporto que ama praticar, se possível “já para o ano”. Por ele decidiu interromper os estudos, após ter concluído o ensino secundário, “para lhe dedicar mais tempo”. Afinal, lá em casa, fazer carreira com a bola nos pés é dar seguimento a uma linhagem iniciada pelo pai, Rogério Paulo, avançado que chegou a disputar campeonatos nacionais, e pelo irmão mais velho e seu ídolo, Tiago Melo, hoje no Anadia FC, do Campeonato de Portugal. “Ele transmite-me muito como é o futebol sénior, conta-me todas as experiências por que já passou e ajuda-me a crescer como jogador”, explica.

Goleador-mor de uma equipa que tem demonstrado uma pontaria assinalável neste início de temporada, não espanta que o pódio dos artilheiros do Campeonato de Esperanças fique completo com os companheiros João Ferreira, com sete golos, e Nuno Martelo, este ex aequo com Nuno Martins (Anadia FC), com cinco. “Não digo que haja competição entre nós. Os treinos são sempre competitivos e cada um de nós quer sempre marcar golos e mostrar o seu valor”, atira Balelo, que também dá uns toques no ténis e no padel e que se diz admirador de livros sobre a mente humana. “O futebol é um jogo muito psicológico e é importante estar, também, preparado mentalmente”, justifica.

Campeonato de Sub-20? “Grande ideia!”
Pode parecer estranho, mas Balelo é um privilegiado. Em ano de pandemia, não são todos os jovens com 18 anos que podem dizer que estão a disputar um campeonato ou, sequer, a participar em jogos oficiais. Aliás, quando decidiu voltar à UD Oliveirense, o seu plano passava por disputar a 2.ª Divisão Nacional de sub-19, mas a suspensão das competições de futebol juvenil em todo o país trocou-lhe as voltas.

Valeu-lhe que o clube de Oliveira de Azeméis decidiu inscrever-se no Campeonato de Esperanças, “uma competição que veio mesmo a calhar em ano de pandemia”. Ela “permite outras experiências e evoluir num contexto sénior”, defende, até porque, “a nível competitivo, este é um campeonato que está a crescer. Para além disso, “é sempre melhor competir neste campeonato do que estar parado, como milhares de atletas estão”.

“Por exemplo, a maior parte dos meu colegas no Feirense estão apenas a treinar. Sei que não é fácil”, acrescenta, ele que recebeu com agrado a notícia de que a AFA decidiu criar, em janeiro de 2021, o Campeonato de Promessas, no escalão de Sub-20. “Quando vi a notícia, até comentei com o meu pai que esta foi uma grande ideia. Os campeonatos de juniores estão parados e acredito que muitas equipas se vão associar ao campeonato”, o qual “é importante para todos os atletas, porque lhes vai permitir voltar à competição, coisa que não iria acontecer esta época”.

O regresso do Campeonato de Esperanças está agendado para o próximo dia 9 de janeiro, para se jogar a 5.ª jornada, que havia sido adiada por decisão do Governo.

Dínamo derrotado na Liga Placard
Ontem, o GRC Dínamo Sanjoanense foi derrotado pelo Elétrico (4-2), na 12.ª jornada da Liga Placard. A equipa que viajou desde Ponte-de-Sôr chegou a estar a vencer por três golos de diferença, margem que seria encurtada por Xavier Moreira, aos 28 minutos. Na resposta, Renan voltou a marcar pelos forasteiros, tendo Tiago Silva fechado o marcador aos 31 minutos.

De referir que o encontro que colocaria frente a frente o FC Azeméis e o Modicus foi adiado para o dia 19 de dezembro.

Fotografia
Direitos Reservados

2 de Dezembro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas