Campeonato de Esperanças Sub-20 nasce para promover oportunidades aos jovens talentos

Com o objetivo de propiciar aos jovens futebolistas do distrito um enquadramento competitivo que lhes permita crescer e desenvolver as suas capacidades, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decidiu criar um Campeonato de Promessas Sub-20, nas modalidades de futebol, masculino e feminino, e futsal, neste caso apenas na vertente masculina. O arranque da prova está previsto para 9 de janeiro de 2021, sendo que o período de inscrições iniciar-se-á em breve.

A necessidade de criar uma competição com estas caraterísticas foi identificada após análise detalhada dos campeonatos distritais seniores, na qual se verificou que apenas “uma percentagem muito reduzida de atletas nascidos em 2001” jogava de forma regular, explica Carlos Miragaia.

O Diretor Técnico da AFA acredita que a adesão será significativa - “acreditamos num enquadramento entre 30 a 40 equipas” - e detalha o modelo competitivo que está a ser desenhado para a prova.

Os campeonatos serão disputados em duas fases. A primeira, jogada a duas voltas, será constituída por grupos de quatro equipas, “consoante o número de clubes inscritos e em função da localização geográfica das sedes dos clubes”. A segunda fase será igualmente disputada em duas voltas, constituída por grupos “em função do nível competitivo apresentado na primeira fase e em função da localização geográfica das sedes dos clubes, considerando-se para o efeito o seu posicionamento sobre as linhas de latitude na direção norte-sul”, completa o responsável. Também será criada uma Taça distrital Sub-20, disputada por eliminatórias e uma final, todas a uma mão.

Para promover a prova e ajudar quem decidir nela participar, a AFA isentará os clubes da taxa de categoria. Sem prejuízo do previsto, o organismo que tutela as competições de futebol e futsal aveirenses avaliará continuamente a evolução da situação pandémica, de forma a que o início das provas seja feito em condições de segurança para todos os atletas e demais agentes desportivos.

28 de Novembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas