Associações de Oiã produzem e distribuem kits de combate à Covid-19 pelas famílias da freguesia

Em Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro, as associações locais juntaram-se para produzir e distribuir pelas famílias da freguesia um kit de apoio ao combate à Covid-19, composto por uma máscara, um flyer informativo e um frasco de desinfetante. Para além disso, serão entregues viseiras ao comércio local.

A ideia começou a ser discutida entre as diferentes associações através das redes sociais. Em primeiro lugar havia que tratar da parte logística, o que envolvia “organizar materiais e pessoas em cada terra para poderem produzir e perceber quantas casas iriam ser apoiadas”, explica Diogo Esteves, vice-presidente do GD Águas Boas, da 2.ª Divisão Distrital, uma das coletividades que aderiu à iniciativa.

O objetivo é que “o custo seja mais ou menos distribuído por todas as associações de forma proporcional”, uma vez que, “no início, serão elas a ter de comprar” os materiais necessários à confeção do kit. Para além disso, a população local vem ajudando com algumas oferendas. “São as associações que vão ficar responsáveis pela confeção e distribuição”, esclarece Diogo Esteves, que refere que, “por família, vão ser entregues duas máscaras comunitárias, um flyer com indicações sobre a Covid-19 e um pequeno frasco de desinfetante, com 150 mililitros”.

O plano passa por entregar um kit “em todas as casas que estejam habitadas”. “Onde não tivermos a certeza de que pessoas estejam lá a viver, vamos deixar um flyer e um apontamento a perguntar se pretendem receber o kit, para não estarmos a estragar material”, completa Diogo. As entregas arrancam a 1 de maio, sendo que a intenção dos promotores da iniciativa é, “conforme a adesão das pessoas, fazer isto mais vezes” no futuro. “Por exemplo, a Câmara Municipal já fez uma encomenda de máscaras, e poderemos ser nós a fazer essa distribuição. Também vamos dar viseiras, que nos ofereceram, ao comércio local”, acrescenta.

Oiã conta com 18 associações, entre as quais o GD Águas Boas, a ADR Oiã e a ADRAC do Rêgo, que promovem o futebol. Na freguesia, “uma terra pequena”, contam-se dois casos positivos de Covid-19.

Fotografia
Águas Boas

1 de Maio de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas