ARCA e AD Arsenal de Canelas esperam série “desafiadora” na corrida pelo título interdistrital feminino de futsal

AD Arsenal de Canelas e ARCA completam o lote de equipas aveirenses que vão disputar a fase de apuramento de campeão do Campeonato Interdistrital de Aveiro e Coimbra feminino de futsal, acompanhando o já apurado, e vencedor da Zona Norte, Oliveira do Bairro SC. O trio junta-se aos emblemas conimbricenses CRI Alhadense, Norte E Soure e CF Santa Clara, que se apuraram na Zona Sul.

A última equipa aveirense a garantir uma vaga na corrida pelo título interdistrital foi a ARCA, que carimbou o passaporte, na quinta e derradeira jornada da fase inicial da prova, com um triunfo, por 8-1, frente à ADC Vila Nova de Monsarros. Joana Nogueira destacou-se ao completar uma 'manita' de golos.

O desfecho dá força à ideia partilhada pela capitã da formação de Aguada de Baixo, Daniela Sousa, de que a ARCA está “numa linha crescente”, em termos de resultados e de exibições, depois de um arranque difícil, marcado pelas lesões e pelos constrangimentos de algumas atletas em participarem nos treinos.

“Estamos motivadas para esquecer esta primeira fase, em que tivemos alguns percalços, e começar do zero. Todos os jogos serão para ganhar”, atira Daniela, antevendo uma segunda fase que, acredita, trará “jogos mais complicados e competitivos”. “Que seja um período em que consigamos ser mais equipa e ter melhores resultados”, deseja a fixo.

Quanto à AD Arsenal de Canelas entrou na última jornada da primeira fase, em que perdeu diante do Oliveira do Bairro SC (0-2), com o apuramento no bolso. “A equipa teve um bom desempenho, classificando-se para a fase dos primeiros, obedecendo assim a um dos objetivos traçados pela equipa técnica, no início da época”, explica a capitã, Patrícia Faísca, que elogia a “postura competitiva” do grupo, que nunca abandonou o ideal de “competir de igual para igual com as outras equipas do campeonato”.

“A posição alcançada no final da primeira fase dá uma ideia mais clara do nível de consistência da equipa em termos de resultados, das suas capacidades e em termos de adaptabilidade ao estilo de jogo exigido no Interdistrital”, sente a jogadora, que promete uma AD Arsenal de Canelas “com a ambição de competir de forma sólida, dar o seu melhor em cada jogo e lutar por uma classificação de destaque” na série de apuramento de campeão. “E, quem sabe, alcançar o apuramento para as fases mais avançadas da competição”, acrescenta.

“Percebe-se que houve uma evolução”
As duas atletas convergem na ideia de que o Campeonato Interdistrital é, hoje, uma competição mais forte. “Percebe-se que houve uma evolução, não no número de equipas, mas na qualidade dos plantéis”, defende a capitã da AD Arsenal de Canelas, para quem “a aposta em equipas mais jovens também tem sido uma mais-valia”, pela “capacidade de renovação do campeonato com a introdução de novos talentos e a aposta em jogadoras em desenvolvimento”.

Daniela Sousa concorda com a ideia, considerando feliz a junção dos campeonatos de Aveiro e Coimbra numa competição interdistrital. “No ano passado já achei que tinha alguma qualidade. Isso torna a competição melhor para as equipas”, acredita.

Por tudo isso, espera-se uma fase de apuramento de campeão “muito mais desafiadora, em que cada jogo será uma batalha intensa tanto a nível físico como mental, com adversárias bem preparadas, jogos mais táticos e um ambiente de maior pressão”, remata Patrícia Faísca.

Oliveira do Bairro SC, ARCA, AD Arsenal de Canelas, CRI Alhadense, Norte E Soure e CF Santa Clara vão discutir o título de campeão interdistrital, bem como as vagas em aberto para a Taça Nacional, destinadas ao clube melhor classificado de cada distrito na segunda fase.

Quanto a ADC Vila Nova de Monsarros, CCDR Covão do Lobo, Domus Nostra, GDCR Miro, CP Miranda do Corvo e GD Tabuense vão disputar a Taça Encerramento.

20 de Novembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas