AFA reserva 250 mil euros para apoiar clubes

A Direção da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) aprovou um apoio financeiro extraordinário no valor de 250 mil euros, a distribuir pelos clubes seus filiados. A medida pretende constituir um relevante incentivo para o encerramento de uma época desportiva difícil e lançar as bases para que a próxima temporada seja de retoma, recuperação e consolidação dos clubes do distrito.

Segundo Paulo Araújo, vice-presidente da AFA responsável pela área administrativa e financeira, “o valor resultou de uma análise feita, no final da época, tendo em conta os percalços que existiram” devido à pandemia. A forma de o distribuir tem como base “o número de atletas de cada um dos clubes”, preceito que o organismo que tutela as competições de futebol, futsal e futebol de praia do distrito de Aveiro entende como “critério de justiça”.

O apoio concedido pela AFA, no valor global de 250 mil euros, assenta em duas vertentes: 50 mil euros correspondentes ao estorno nos prémios do seguro desportivo (quota parte de acordo com os escalões) dos atletas da formação inscritos entre 1 de julho de 2020 e 11 de abril de 2021; e 200 mil euros, a entregar aos clubes, em face do número total de atletas inscritos na presente época desportiva de 2020/2021 (15 euros por cada atleta inscrito, independentemente do escalão de inscrição).

“Este apoio financeiro é sempre importante para os clubes. Queremos estar ao lado deles, não só apoiando-os financeiramente, mas também tomando medidas que lhes permitam regressar à normalidade”, refere Paulo Araújo. Os objetivos da AFA passam por impulsionar a “recuperação do número de atletas inscritos e das dinâmicas dos clubes antes da pandemia”, metas para as quais as coletividades têm dado, nos últimos meses, um contributo “muito importante”, sublinha o dirigente.

A Direção da AFA deliberou ainda apoiar a 100%, no final da próxima temporada, os valores a liquidar pelos clubes pelas inscrições de Pré-Petizes, Petizes e Traquinas na época desportiva de 2021/22 (compreenderá os valores da Inscrição + Cartão + Seguro). A compensação será operada através de lançamento a crédito de todos os valores na conta corrente dos clubes, em junho de 2022.

De relembrar que, num ano completamente atípico, a AFA também suportou, integralmente, os custos com a aquisição dos testes antigénio para a retoma das competições jovens, bem como todos os custos inerentes às inscrições dos atletas dos escalões de formação.

23 de Junho de 2021
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Twitter
Facebook
Notícias Mais Lidas