AD Couto Mineiro e Clube de Albergaria avançam para a fase de subida

Chegou a vez de AD Couto Mineiro e Clube de Albergaria fazerem a festa pelo apuramento para a série de promoção da 2.ª Divisão Distrital de futsal. À entrada para a última jornada da fase inicial da prova, são já sete os clubes com lugar marcado no momento das decisões, havendo apenas uma vaga ainda em aberto.

A dupla imita o feito da ACD Gião, a primeira equipa a carimbar o apuramento para a série de promoção ao Campeonato Grande Hotel de Luso, à qual se juntaram, na ronda anterior, Branca Activa SC, GD Gafanha B, ADC Vila Nova de Monsarros e ADREP.

AD Couto Mineiro: “Estar na fase de apuramento de campeão vai ficar na história”
Em Castelo de Paiva, o pavilhão da AD Couto Mineiro encheu para testemunhar um feito memorável de um clube que só há dois anos decidiu criar uma equipa sénior.

“O pavilhão estava cheio, o que é um motivo de orgulho. Com frio, chuva, num domingo à tarde e a um horário que achávamos poder ser pouco apelativo, a massa associativa deu uma resposta incrível. Festejámos muito com eles”, recorda Hugo Fernandes, em alusão ao triunfo, por 6-2, diante da ACD Gião.

O resultado permitiu ao plantel entrar diretamente no livro de honra do emblema paivense. “Em dois anos de equipa sénior no clube, conseguir estar presente numa fase de apuramento de campeão vai ficar na história. Isso é importante”, nota o capitão, acrescentando que esse “era um objetivo estabelecido”, que “já vinha desde o ano passado”.

“Aí, começámos a ver que tínhamos valor para alcançar a fase de subida. Este ano, a equipa técnica decidiu reforçar o plantel de forma estratégica e o objetivo ficou definido entre todos. Ainda bem que o alcançámos”, acrescenta o jogador.

Agora, é tempo de “pôr os pés bem assentes na terra e de definir novos objetivos”, salienta Hugo Fernandes, que mostra-se esperançoso para a fase decisiva do campeonato: “Na Taça (de Aveiro), já conseguimos ter uma noção do que é o escalão acima. É algo que pode estar ao nosso alcance. A bola é redonda...”.

Clube de Albergaria: “Este ano, não podíamos esperar menos”
Quanto ao Clube de Albergaria repete a presença na fase de subida da 2.ª Divisão Distrital de futsal, imitando a ACD Gião e o GD Gafanha B neste capítulo. “Foi sempre o objetivo da nossa equipa. Já no ano passado tínhamos conseguido e, este ano, não podíamos esperar menos”, explica Sandro Pinho, enquanto recorda uma prestação em crescendo dos albergarienses na Zona Centro.

“Saíram muitos jogadores, entraram outros, mas o nosso plantel é um pouco reduzido e temos tido algumas lesões. Começámos com três derrotas, mas a segunda volta correu-nos muito bem”, atira o melhor marcador da equipa, com dez golos.

O Clube de Albergaria apura-se como um dos melhores terceiros classificados na fase inicial da 2.ª Divisão. “Ganhámos o último jogo (1-3 em Telhadela), mas faltavam os resultados dos outros grupos para sabermos se nos tínhamos apurado ou não. Precisávamos que, nas outras séries, as equipas perdessem pontos e acabámos por garantir o objetivo principal”, conta.

Na fase de promoção, “as equipas são muito equilibradas e não há favoritos”, sente Sandro Pinho, que completa: “Qualquer uma pode subir de divisão”.

Uma vaga ainda por preencher
Na última jornada da 2.ª Divisão Distrital será conhecido o último clube qualificado para a série de apuramento de campeão. O FC Arouca é quem se encontra em melhor posição para garantir a vaga, como um dos dois melhores terceiros classificados na fase de grupos, faltando-lhe apenas um ponto para selar o objetivo.

Os clubes que falharem o acesso à série de promoção vão disputar a Taça Complementar.

22 de Janeiro de 2025
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas