Há mais quatro equipas apuradas para a fase de subida da 2.ª Divisão Distrital

De uma assentada, quatro equipas juntaram-se à ACD Gião na fase de apuramento de campeão da 2.ª Divisão Distrital de futsal. Branca Activa SC, GD Gafanha B, ADC Vila Nova de Monsarros e ADREP garantiram, no último fim de semana, o passaporte para a fase decisiva da competição, para a qual partem com expetativas elevadas.

Dupla festeja na Zona Centro
Na Zona Centro, o Branca Activa SC selou a vaga na série de promoção ao Campeonato Grande Hotel de Luso com um triunfo, por 5-7, diante do Clube de Albergaria. O capitão, João André, explica que, “internamente, este foi o objetivo definido” desde o início da temporada.

“Não começámos o campeonato muito bem, por culpa própria. Sofremos a única derrota na primeira jornada, que foi como um 'abre olhos'. Deu para perceber que as equipas estavam fortes e, a partir daí, fizemos o pleno de vitórias. O plantel é praticamente o mesmo, sabíamos que tínhamos capacidade para termos este objetivo definido”, explica o ala, que acrescenta: “A partir do momento que se chega a esta fase, todas as equipas devem ter o mesmo objetivo, que é subir. É também o nosso, reconhecendo que os adversários são muito fortes e ainda se podem reforçar”.

Por mais incrível que, à primeira vista, possa parecer, nem todos os apurados para a fase de subida têm essa ambição. É o caso do GD Gafanha B, devido ao facto de a equipa principal disputar o Campeonato Grande Hotel de Luso, estando já longe do primeiro lugar, o único que abriria a porta a uma eventual promoção do plantel secundário gafanhense à 1.ª Divisão Distrital.

“A equipa B do Gafanha está cheia de malta jovem, com vontade de competir e de ganhar. Se as outras equipas querem subir, vão ter de passar por nós. Vamos complicar-lhes a vida, certamente”, garante o capitão, João Nuno, que aponta o próximo objetivo do plantel: “Queremos ser campeões da 2.ª Divisão Distrital”.

Tal como a ACD Gião, o GD Gafanha B repete, pela segunda época seguida, a presença na série de promoção, “um dos objetivos definidos no início da época”. “Fica um sentimento de dever cumprido”, cujos festejos ficaram em 'standby' por algumas horas, dependentes do resultado do ACR Vale de Cambra-AJ Angeja (2-2), que se jogou apenas no dia seguinte. “Foi um bocado estranho. Ganhámos ao Fundo de Vila (4-5), mas ainda não sabíamos se estávamos apurados, porque faltava um ponto. Quando recebemos o resultado da ACR comentámos no grupo. Foi um bocado à distância”, confessa João Nuno.

Duelo de apurados na Zona Sul
Capricho do calendário, a 12.ª jornada da Zona Sul juntou duas equipas que carimbaram, em simultâneo, o apuramento para a fase de subida da 2.ª Divisão Distrital. ADC Vila Nova de Monsarros e ADREP mediram forças, com o triunfo a sorrir ao conjunto de Anadia (5-3), que assim ascendeu ao primeiro lugar da tabela.

“Estando na 2.ª Divisão, o objetivo é sempre dar o nosso melhor e, se possível, subir de divisão”, constata Iuri Simões, que lidera, em campo, uma “equipa que sabe o que quer” no que resta jogar esta temporada.

“Será uma segunda fase muito difícil, com equipas muito boas de outras zonas. Temos de ser competentes. Temos muitos miúdos novos, da formação, juntamente com malta muito experiente. Vamos lutar, jogo a jogo, pelos três pontos”, remata.

Do outro lado estava uma ADREP que abordou a partida com o conforto de saber de antemão que já estava apurada para a próxima fase. “Antes de começar o jogo, disseram-nos que o Barrô tinha perdido com o Always Young. Fomos mais tranquilos para o jogo”, recorda Rafael Pinho, que elenca os objetivos definidos para a primeira metade da temporada: “O primeiro era passar à fase de apuramento de campeão. O segundo era conseguir fazê-lo no primeiro lugar, o que vai ser difícil porque não depende só de nós”.

O capitão da equipa da Palhaça prefere manter o foco no presente. “Pensamos nos jogos que vêm agora, contra o Beira-Ria B e o Luso. Temos de encará-los da mesma forma, porque se os ganharmos, isso dará mais confiança para entrarmos de forma diferente na fase de apuramento de campeão. Aí, o nosso objetivo é subir e voltar aonde sempre estivemos, a 1.ª Divisão”, conclui.

Três vagas por preencher na fase de subida
Com cinco equipas já confirmadas na série de apuramento de campeão da 2.ª Divisão Distrital – ACD Gião, Branca Activa SC, GD Gafanha B, ADC Vila Nova de Monsarros e ADREP – restam preencher apenas três vagas.

Uma delas será ocupada pela equipa que terminar a Zona Norte na segunda posição, que está a ser discutida, taco a taco, por AD Couto Mineiro e FC Arouca. As duas restantes serão atribuídas aos dois melhores terceiros classificados da primeira fase.

Os clubes que falharem o acesso à série de promoção vão disputar a Taça Complementar.

15 de Janeiro de 2025