O ano de 2016 em revista

2016 está a chegar ao fim. Um ano recheado de conquistas, com momentos que perdurarão na memória daqueles que os viveram. Com 2017 à porta, a AFA TV compila os feitos mais relevantes. Faça uma viagem ao passado, reviva emoções e volte a vibrar com as conquistas dos clubes e dos protagonistas do distrito.


 

AROUCA NA LIGA EUROPA

A nível nacional, não há grau de comparação relativamente à ascensão do Arouca. Em apenas sete anos, passou do Distrital de Aveiro à Liga. Em 2016, alcançou mais um marco impressionante, com a estreia na Liga Europa. A ambição do presidente, Carlos Pinho, não tem limites. O que se seguirá na impressionante história do Arouca?


 

FEIRENSE DE REGRESSO À LIGA

Quatro temporadas após ter caído à 2.ª Liga, o Feirense voltou ao convívio dos grandes. Um final de temporada impróprio para cardíacos, no qual a incrível reviravolta diante do Gil Vicente teve contornos épicos, deu à equipa de Santa Maria da Feira o passaporte para o regresso à Liga, carimbado em Chaves, num jogo em que, curiosamente, as duas equipas celebraram a subida de divisão.


 

TRIPLETE DO ÁGUEDA

O Recreio de Águeda conquistou todas as competições distritais, na época passada. O título do Campeonato PECOL, dramático, conquistado na última jornada, abriu caminho ao triplete, consumado com as vitórias diante do Beira-Mar nas finais da Taça e da Supertaça de Aveiro. Foi um ano em cheio para os Galos do Botaréu.


 

FUTSAL AZEMÉIS NA LIGA SPORTZONE

Fundado em 2004, o Futsal Clube de Azeméis demorou apenas doze anos a chegar à Liga SportZone. A promoção foi confirmada em Vila do Conde, com uma vitória por 3-1 frente ao Caxinas. 2016 fica igualmente marcado pela participação da equipa na final 8 da Taça de Portugal.


 

SAAVEDRA GUEDES CAMPEÃO DISTRITAL

Após uma corrida louca com o Covão do Lobo, o Saavedra Guedes celebrou o título distrital. Os dois primeiros classificados terminaram o Campeonato Safina igualados no topo, com 80 pontos, tendo o confronto direto sido decisivo na decisão da competição. O Saavedra Guedes ainda juntou a Supertaça ao palmarés de conquistas, tendo o Covão do Lobo vencido a Taça Distrital.


 

SUBIDA DO LOUROSA AO NACIONAL DE FUTSAL FEMININO

Uma caminhada imaculada no Distrital, que lhe valeu o título de campeão, abriu caminho a uma temporada histórica. As lusitanistas ainda venceram a Taça Distrital e o seu grupo da Taça Nacional, o que lhes valeu a subida ao Campeonato Nacional. Só faltou a Supertaça, perdida para o PARC.


 

CLUBE ALBERGARIA VICE-CAMPEÃO NACIONAL

2016 foi um bom ano para o Clube Albergaria/Mazel. O emblema de Albergaria-a-Velha sagrou-se vice-campeão nacional de futebol feminino, sendo apenas superado pelo Futebol Benfica na classificação. A equipa orientada por Paula Pinho fechou a temporada com a conquista da Taça Distrito de Aveiro, com um triunfo sobre a Ovarense.


 

FERREIRENSE SOBE NO ANO DO CENTENÁRIO

Em ano de centenário, a União Recreativa Ferreirense celebrou um feito que há muito almejava: o regresso ao principal escalão do futebol feminino português. A equipa da aldeia de Ferreiros, no concelho de Anadia, que em 1992 se sagrou vice-campeã nacional, vai fazendo pela vida no Campeonato Nacional Allianz, e é o único representante de Aveiro ainda em prova na atual edição da Taça de Portugal.


 

AFA BEACH SOCCER CUP

A Beach Soccer Cup, organizada pela Associação de Futebol de Aveiro, viveu a sua segunda edição. O Feirense voltou a conquistar a competição sénior masculina, sendo o único clube a repetir o título da edição de estreia. No escalão de juniores, o Sp. Espinho destronou o Estarreja, e na vertente feminina, a Ovarense sucedeu ao Cucujães na lista de vencedores da prova.


 

ARBITRAGEM DE NÍVEL MUNDIAL

A arbitragem aveirense viveu um ano importante. Eduardo Coelho esteve presente na fase final do Campeonato do Mundo de futsal, que se disputou na Colômbia. No futebol feminino, Sandra Bastos apitou no Mundial de Sub-17, na Jordânia. No futebol de praia, Wilson Soares foi nomeado pela FIFA para o Mundialito 2016 e o Women’s Euro Beach Soccer Cup.


 

PRIMEIRA GALA DA AFA

Em junho passado chegou a primeira edição da Gala Anual da Associação de Futebol de Aveiro, realizada em S. João da Madeira e que premiou os melhores da temporada 2015/2016. Foram igualmente distinguidos órgãos de comunicação social, e distribuídos prémios no âmbito do AFA Social, AFA Segurança e de Dedicação. Estiveram presentes mais de 900 pessoas no evento.


 

UMA ÉPOCA, MUITOS CAMPEÕES

Na 2.ª Divisão Distrital, o Alvarenga (campeão), Beira-Mar, Mealhada e Romariz (vencedor do playoff) ascenderam, na época passada, ao Campeonato Safina. Nas camadas jovens, a Casa do Benfica de Estarreja foi campeã em benjamins B, e o Anadia em benjamins A. O Feirense venceu o campeonato de infantis B1, e o Macieira de Cambra o de infantis B2. Já o Vista Alegre, triunfou em infantis A1, e o CD Luso em infantis A2. No futebol de 11, o Sp. Espinho sagrou-se campeão em iniciados, o Taboeira em juvenis e o Cesarense em juniores.

No futsal, a Casa do Povo de Esgueira venceu a 2.ª Divisão Distrital. A ADREP foi campeã distrital de traquinas, o ACR Vale de Cambra em benjamins, o Maceda em infantis, o Beira-Mar em iniciados e juvenis, e o Futsal Azeméis em juniores.

 

Fotografias
Direitos Reservados

29 de Dezembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt